Ao contrário do que muitos pensam, ganhar pouco também pode ser sinónimo de poupança. Descubra 10 maneiras para poupar mesmo com um ordenado baixo.

A actual conjuntura do país levou a que muitas pessoas tenham visto o seu ordenado reduzido muito para lá do desejado. Admitindo que esta é a única fonte de rendimento da maioria das pessoas, estas reduções trouxeram consigo ajustes e reajustes ao seu estilo de vida, aos seus hábitos de consumo e à forma como gerem o seu dinheiro, deixando na maioria das vezes muito pouco espaço para a poupança. Contudo, apesar de requerer esforço e força de vontade, poupar mesmo tendo um ordenado mais baixo é possível.

Abaixo indicamos-lhe 10 maneiras para fazer esticar o seu ordenado.

Dicas para poupar ganhando pouco

1 – Analise as suas despesas.

Divida os seus gastos em três categorias: fixos, variáveis e extras. Geralmente os gastos fixos são a renda da casa e/ou a prestação do carro, os gastos variáveis, que podem também ser fixos, são despesas como água, luz, gás e os extras são coisas como o café diário ou o jantar no restaurante.

2- Corte dos gastos variáveis.

Com pequenos gestos poderá reduzir as suas despesas variáveis. Evitar banhos longos, desligar sempre as luzes quando não as estiver a usar, desligar igualmente os electrodomésticos ou mesmo reduzir a quantidade de cigarros que fuma (se é fumador veja aqui quanto gasta em tabaco por ano) são alguns exemplos.

3 – Reduza as despesas fixas.

Esta é a categoria onde é mais difícil fazer reduções. Se tem um crédito habitação procure saber as condições que tem e quais as condições que outras entidades bancárias lhe oferecem. Se tem vários créditos, cada um com sua taxa de juros talvez a consolidação de todos estes créditos seja vantajosa, passando a pagar apenas uma prestação, com um valor inferior ao de todos os créditos.

4 – Organize as suas contas no início de cada mês.

Não poupe o que lhe sobrar ao final do mês, porque eventualmente pode não sobrar nada. Divida no inicio de cada mês o seu dinheiro, pague todas as despesas e coloque logo de lado o dinheiro que pretende poupar.

5 – Procure atividades de lazer gratuitas. 

pexels-photo-102623

Ganhar pouco não tem de significar que vai deixar de fazer actividades de que gosta, significa apenas que será necessário fazer um reajuste. Em vez de ir ao restaurante, junte os amigos e jante em casa ou em vez de ir ao ginásio, procure parques onde possa fazer exercício de forma gratuita, por exemplo. Veja aqui as nossas dicas para poupar em exercício físico.

6 – Seja rigoroso com as pequenas despesas. 

Não caia na tentação dos pequenos extras como, por exemplo, o café. Se pensar que um café fora custa normalmente 60 cêntimos e que toma pelo menos um por dia, este extra custar-lhe-à cerca de 18,60 euros por mês. Se é daquelas pessoas que toma o café de manhã e depois de almoço este custo vai duplicar e, em café, gastará 37,20 euros por mês. Pondere reduzir os cafés que toma fora. Faça em casa e leve para o trabalho. Se tem outro tipo de extras em que costuma gastar dinheiro faça o mesmo exercício: contabilize o que gasta por mês e analise o impacto que este tem no seu orçamento mensal. Se acha que os pequenos gastos não têm muito peso no seu orçamento mensal, leia este artigo e veja como a Mónica Sofia e o Rubim Fonseca conseguiram poupar 1700€ mudando apenas pequenos hábitos, tais como tomar o pequeno-almoço em casa em vez de num café ou pastelaria.

pexels-photo-343665

7 – Evite os cartões de crédito.

O cartão de crédito pode ser uma ajuda nas gestão das nossas finanças pessoais, mas se ganha pouco e o orçamento é apertado não é aconselhado que utilize este recurso. Ao fazer uso do cartão de crédito pode estar a dar um primeiro passo para perder o controlo às suas despesas e para perder a noção de quanto realmente consegue poupar por mês.

8- Não se atrase no pagamento das contas.

“Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje” é um ditado que se aplica a este ponto. Evite deixar os pagamentos obrigatórios para depois, pois vai correr dois riscos: o de gastar o dinheiro destinado a determinada despesa em outra coisa ou e de ver acrescentada à sua conta algum tipo de multa se se esquecer e deixar a data limite de pagamento passar.

9 – Utilize a regra dos 10 segundos.

Esta é a a regra de ouro para evitar as compras por impulso. Antes de comprar algo porque viu uma promoção ou porque acha que está a bom preço, faça uma pausa de 10 segundos e pergunte-se: “preciso mesmo disto?”, “eu quero realmente isto?”, “eu já pesquisei em outros sítios e o preço vale mesmo a pena?”.

1o – Retire um dia por mês ou mesmo um dia por semana para não comprar nada.

Muitas das compras que fazemos vêm dos hábitos que temos, por isso reserve um ou vários dias por mês para não comprar nada. Vai ver que que se calhar há coisas que nem precisava assim tanto ou que fez algo que não fazia há algum tempo sem gastar dinheiro.

“O Boonzi pode ajudar-me nestas tarefas?”

Sim. O Boonzi permite-lhe registar todas as suas receitas e todas as despesas, dando-lhe uma visão detalhada dos seus hábitos de consumo. Assim, conseguirá saber exactamente para onde está a ir o seu dinheiro, onde pode cortar e prever quanto vai sobrar do seu ordenado.

Se ainda não experimentou, saiba que pode testar o Boonzi e todas as funcionalidades que o vão ajudar a controlar as suas despesas e a planear os meses futuros gratuitamente em www.boonzi.pt

dispositivos Boonzi

Com força de vontade e até um pouco de imaginação, poupar mesmo ganhando pouco é possível! E você que técnicas usa para poupar? Partilhe connosco as estratégias que usa no seu dia-a-dia. 😀

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?