5 Custos bancários que não sabia que existiam
Não é só através das taxas de juro que os bancos obtêm o seu rendimento, recorrendo também a comissões que cobram em diferentes operações realizadas pelos seus clientes. Acontece que muitos destes custos podem passar despercebidos, mas convém fazer as contas para evitar gastos desnecessários. Por isso, o ComparaJá.pt apresenta-lhe cinco situações em que provavelmente não fazia ideia de que estava a pagar uma comissão.
Esquecer-se do PIN do seu cartão
Se isto lhe acontecer, não se preocupe. É algo sem gravidade que pode acontecer a qualquer pessoa, sobretudo quando se tem muitos cartões de crédito ou até quando estes são utilizados raríssimas vezes.
Mas esta não deixa de ser uma situação a evitar, pois pode ter de pagar uma comissão ao banco por cada vez que quiser obter um PIN novo. Uma boa forma de precaver-se é ter os códigos todos anotados, de preferência num cofre ou num local onde possa garantir que mais ninguém terá acesso.
Alterar o titular da conta
Se considera alterar o titular de uma determinada conta, pondere que esta é uma operação sobre a qual alguns bancos cobram uma comissão que pode rondar os 5€. No entanto, cancelar a conta em questão e abrir uma nova pode ser uma alternativa, visto que não tem quaisquer custos.
Renegociar créditos
Há alturas em que, seja por que razão for, pode ser necessário renegociar os seus empréstimos: poderá acordar com a instituição financeira novos prazos e uma prestação mensal mais baixa que resultará num alívio das despesas mensais. Importa não esquecer, porém, que a renegociação do crédito tem custos que podem chegar às centenas de euros.
IBAN errado
O IBAN é daqueles números que, para além de parecer não ter fim, é quase um teste à nossa capacidade de atenção ao detalhe. Se há algo pior do que enganar-se ao digitar o IBAN na realização de uma transferência bancária, esse algo é a despesa associada à anulação da operação. Como tal, verifique sempre se o número que digitou está correto.
Depositar muitas moedas
É verdade que não será a situação mais frequente no quotidiano de um cliente bancário, mas fica com esta nota para o futuro: depositar demasiadas moedas (ou seja, mais de cem) de uma só vez implica o pagamento de uma comissão.
Estes custos bancários podem, na maior parte das vezes, passar despercebidos, mas, se tiver noção do seu real valor já não será apanhado de surpresa e poderá evitar gastos desnecessários, o que se refletirá no seu orçamento pessoal e familiar no final do mês. A melhor forma de poupar é estar informado.
Comentários