5 livros para se tornar um “guru” das Finanças Pessoais
Tornar-se um “especialista” nas suas próprias finanças requer algum estudo e dedicação, mas, felizmente, há alguns livros que pode ler para se transformar num verdadeiro entendido nas contas lá de casa. Vejamos as sugestões do ComparaJá.pt.
#1 – Contas-Poupança, por Pedro Andersson
Este livro do jornalista da SIC arrisca-se a tornar um bestseller das Finanças Pessoais em Portugal. A partir de casos que foi explorando nas suas entrevistas e reportagens, Pedro Andersson dá-nos conta de várias formas de conseguir poupar no dia-a-dia.
Não se prometem milagres, mas, de acordo com o jornalista, é bem possível conseguirem-se poupanças na ordem das várias centenas de euros por mês. O melhor mesmo é comprar a obra para saber mais.
#2 – Pai Rico, Pai Pobre, por Robert Kiyosaki
Um bestseller que, de certeza, já viu à venda numa qualquer livraria perto de si. Este livro já vendeu 26 milhões de cópias e é um “must-read” no mundo das Finanças Pessoais. E há vários ensinamentos a apreender: por exemplo, ser rico não é comprar os produtos mais luxuosos, mas sim ter a segurança financeira para conseguir pagar todas as suas contas sem preocupações. Por detrás da riqueza está sempre um pouco de frugalidade – este é um dos ensinamentos que a obra procura transmitir ao leitor. Bem, deixemo-nos de spoilers. Não perca tempo e encomende a obra.
#3 – O Seu Primeiro Milhão, por Pedro Queiroga Carrilho
Outra obra para o ajudar a tornar saudáveis as suas Finanças Pessoais, escrita por um português. Neste livro, Pedro Queiroga Carrilho demonstra quanto tem que trabalhar por hora para alcançar os seus objetivos, quanto tem que trabalhar para alcançar as metas a que se propõe e, sobretudo, como investir o seu dinheiro. O autor é um especialista formado no ramo das Finanças Pessoais e o seu manual é obrigatório em todas as prateleiras. Pode comprá-lo aqui.
#4 – Pensar Depressa e Devagar, por Daniel Kahneman
Às vezes, para pensar as suas finanças pessoais, também é preciso pensar um pouco mais além. Neste livro, o psicólogo laureado com o Nobel da Economia ensina sobre diferentes tipos de pensamento: a intuição e o dito “pensamento crítico”. O primeiro leva-nos a conclusões rápidas, mas é muito manipulável, enquanto o segundo método é mais racional, mas também pode dar azo a decisões parciais. O livro pode ser comprado aqui.
#5 – A Verdade Nua e Crua Sobre os Homens, as Mulheres e o Dinheiro, por Kevin O´Leary
Este nome não lhe é estranho, pois não? Se alguma vez já assistiu ao programa Shark Tank, então conhece Kevin O’Leary. O magnata das empresas de tecnologia escreveu uma obra para ajudar toda a gente a gerir as suas finanças e a enriquecer no processo. Respondendo a perguntas simples como: “Caso agora ou não?” ou “Quantos filhos devo ter?”, o autor explana a sua teoria sobre como deve organizar o seu dinheiro. Um livro a não perder. Encontre-o aqui.
Agora que se aproxima o Natal, esta pode ser também uma lista para ajudar os mais próximos a melhorar o seu orçamento familiar. Boas leituras!
Comentários