A nossa casa é o local onde nos sentimos mais seguros, é onde descansamos e passamos alguns dos melhores momentos das nossas vidas, por isso, é importante torná-la num lugar confortável e acolhedor. Veja aqui alguns conselhos para cuidar e proteger a sua casa, enquanto poupa.

Com o passar dos anos e a exposição aos elementos naturais e a utilização diária, os materiais das nossas casas vão sofrendo desgastes e necessitam reparação, substituição ou conservação. Em muitos casos, através de pequenas intervenções pode poupar gastos desnecessários mais à frente. Noutros, através de pequenas obras e remodelações irá melhorar a qualidade de vida sem custos exagerados.

1. Rachas e fissuras

As rachas e fissuras nas paredes são grandes ameaças à estrutura dos edifícios. Realize inspeções periódicas a todas as paredes, interiores e exteriores. Desta forma irá encontrar zonas sensíveis por onde a água, o vento e o frio se podem infiltrar e causar danos. Por vezes, basta aplicar pequenas porções de massa vedante especial para reparação de fendas e o problema fica resolvido. Combata juntas dilatadas, falhas e fendas incómodas através da utilização de silicone. Verá como em poucos minutos, com pequenas aplicações, dando uso à pistola de silicone, sentir-se-à mais seguro que está a proteger a sua casa. Com estes pequenos gestos está a poupar dinheiro em reparações de maior envergadura.

2. Portas e janelas

pexels-photo-104982

Uma vistoria atenta a todas as janelas, portas, cercas, tetos e soalhos de madeira, é o primeiro passo para identificar necessidades de intervenção. Identifique madeiras partidas ou podres que necessitem reparação urgente ou substituição. A aplicação regular de vernizes, óleos de hidratação e proteção, não só mantém a beleza natural da madeira, como também aumenta a sua longevidade e evita gastos com substituições. Ao prolongar a vida útil das suas estruturas de madeira, evita problemas e poupa nos gastos. Preste também a portas que rangem ou arrastam no soalho. Veja-se livre de ruídos incomodativos ou riscos no soalho da sua casa com a aplicação de óleos lubrificantes ou anilhas nas dobradiças das portas para solucionar de vez estes problemas.

3. Pinturas

Para além de ser uma forma de proteger a sua casa, é uma forma barata de dar um novo aspeto ao seu lar. Solte a sua criatividade ao mesmo tempo que cuida da sua casa. Consulte a meteorologia e veja quando os dias estão mais soalheiros e quentes, assim, poderá pintar as paredes da sua casa sem ter de esperar várias horas ou até dias para que estas sequem por completo. No caso das paredes exteriores, a primavera e o verão são os indicados para estas tarefas de manutenção. Deixe a criatividade fluir e arrisque umas cores mais arrojadas ou até, quem sabe, padrões que irão deixar todos os seus amigos impressionados aquando da próxima visita.

4. Telhados

pexels-photo-65072

Faça vistorias periódicas ao telhado da sua casa e antecipe possíveis focos de goteiras e infiltrações nos tetos. Não há nada mais desagradável que dar-se conta da existência de goteiras incómodas apenas no momento em que começam a cair as primeiras chuvas. Procure bons profissionais que possam verificar o seu telhado e que o reparem convenientemente. Tal como no caso das pinturas, também aqui se recomenda que os trabalhos se façam durante as estações em que o tempo é mais ameno e permite subidas ao telhado sem perigo de ventos fortes ou chuvas inesperadas. Evite subir por sua conta e risco ao telhado da sua casa. Este é um procedimento delicado. Para além de colocar em risco a sua segurança, pode inadvertidamente partir algumas telhas e danificar ainda mais o seu telhado.
Se a sua casa tem um sistema de recolha de águas pluviais através de um algeroz, mantenha-o limpo de ervas, folhas e outros detritos que possam impedir o escoamento da água. Se não consegue alcançar em segurança os tubos junto do telhado, mais uma vez, peça ajuda a profissionais.

5. Jardins e quintais

Se a sua casa possui um jardim ou um quintal, não deixe chegar o momento em que as ervas estão tão altas ou densas que já não lhe permitem ver o chão que pisa. Bastam apenas alguns minutos por dia, ou umas horas ao fim de semana para limpar as incómodas ervas daninhas que se infiltram nas paredes, calçadas e canteiros das casas. Corte o mal logo pela raiz removendo as plantas invasoras.

6. Móveis e decoração

pexels-photo-238268

Os móveis são uma parte importante da sua casa e a sua disposição faz muito pelo conforto de uma casa e da maneira como você a vive. Uma forma barata de dar nova vida à sua casa passa por redecorar cada uma das divisões. Se o seu orçamento não lhe permite comprar novos móveis, altere a sua disposição, as cores das paredes, melhore a ergonomia ou acrescente alguns acessórios. Terá de imediato uma casa nova sem ter de gastar muito dinheiro. Está a valorizar a casa, a aumentar a sua qualidade de vida dentro e a desfrutar da agradável sensação de novidade.

7. Obras

Por vezes é mesmo necessário gastar um pouco mais de dinheiro para garantir que as obras necessárias à conservação da sua casa são feitas em condições. Se desejar investir algum dinheiro nestas reparações ou até em pequenas remodelações, recorra a pequenos créditos que poderão ser pagos em suaves mensalidades. Tenha atenção e assegure-se que a instituição bancária está bem implantada, é de confiança e não lhe irá cobrar juros mais altos que o anunciado. Em certos casos, poderá pagar as suas compras 3 vezes sem juros ou em 6, 12, 24 ou 36 meses com taxas de juro que justificam a contração do empréstimo. Em muitos destes créditos pode com valores mínimos de 100€. Lembre-se sempre de não comprometer as suas poupanças e analisar muito bem o crédito que está a contrair e assegurar -se que consegue pagar sem dificuldade as prestações mensais.

8. Calafetação

Esta é uma das ações prioritárias na manutenção do conforto de uma casa. Calafetar é uma tarefa relativamente simples e que lhe irá garantir que o calor não sai, o frio não entra e vice-versa. Isto é especialmente importante nos meses em que o clima se torna mais rigoroso. Ao vedar e tapar frinchas por onde o vento se infiltra está a garantir uma poupança no consumo energético e no conforto do lar . Verá como a conta da eletricidade irá baixar.

9. Trabalho de equipa

people-mother-family-father

Para as tarefas mais simples, faça um pouco de team building com a sua família. Junte toda a família e crie uma força de intervenção rápida. Desde os mais pequenos até aos mais velhos, todos podem ajudar. É uma oportunidade de aprender e experimentar coisas novas em conjunto. Verá como no final do dia a alegria de ver os resultados do trabalho feito em conjunto irá fortalecer os laços familiares.

Se dedicar um pouco de atenção à sua casa irá evitar surpresas desagradáveis e terá, com certeza, mais tempo para desfrutar do conforto do seu lar junto de quem mais ama e fazer aquilo que mais gosta nos seus tempos livres. Ter de cuidar da casa não tem de obrigatoriamente ser algo aborrecido, trabalhoso e custoso. Quem seja com a ajuda da família, de amigos ou de pequenos créditos bancários fáceis de pagar, a sua casa vai ganhar uma nova vida.

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?