Durante os últimos dois meses terá certamente reparado que disponibilizamos quase uma dezena de actualizações ao Boonzi. Reparou no que mudou? 🙂 Neste artigo partilho consigo as várias transformações que fizemos ao interface gráfico do Boonzi com vista a melhorar a experiência do utilizador.

As evoluções ao Interface Gráfico do Boonzi

Desde o lançamento do Boonzi que temos feito actualizações constantes, a um ritmo quinzenal. Este processo contínuo de evolução nem sempre foi “amigo” do interface gráfico pois com o tempo as novas funcionalidades foram ficando mais refinadas que as antigas.

Decidimos que antes de podermos lançar o Mega-Budgets teríamos que corrigir os vários ecrãs que não nos enchiam de orgulho, até porque o Mega-Budgets trará um novo dashboard que ficaria inconsistente com o resto do Boonzi.

Assim, fizemos várias releases em que, passo-a-passo, melhoramos:

  1. Todos os pop-ups e Botões
  2. A caixa de contas
  3. Os painéis de inserção e edição
  4. Todos os relatórios
  5. O mapa detalhado
  6. A lista de transacções

1. Todos os pop-ups e botões

O design dos popups antigos nunca havia sido modificado desde a primeira versão do Boonzi e precisava de ser adaptado para nova linha gráfica. Veja abaixo a diferença:

Os botões do Boonzi também sofreram alterações. Tornaram-se mais próximos do novo grafismo:

2. A caixa de contas

A caixa de contas no menu lateral sofreu uma revolução absoluta. Anteriormente, a caixa de contas era pequena e obrigava a “scrolls” frequentes caso tivesse muitas contas. Agora a caixa adapta-se ao espaço de ecrã disponível de forma dinâmica. Ao ganharmos espaço, acrescentamos o saldo debaixo de cada conta, não só por ser informação útil mas também para aumentar a coerência com o Boonzi Mobile que já usava este padrão.

3. Os painéis de inserção e edição

Os paineis de inserção e edição foram retocados para ficarem consistentes com a nova linha gráfica.

4. Todos os relatórios

Os relatórios foram os ecrãs que levaram a maior transformação. A navegação entre tipos de gráfico tornou-se mais simples, passando para o topo superior direito – anteriormente era uma simples “combobox”. O ecrã ganhou um sub-filtro que agora só mostra as opções que dizem respeito ao tipo de gráfico escolhido. E o aspecto gráfico foi bastante refinado, em especial no gráfico circular, que inclusive agora exibe o total ao centro.

O relatório da Evolução também foi redesenhado para este novo modelo, levando dois botões para alternar entre tipos de gráfico – evolução do saldo e despesas vs receitas. O aspecto gráfico do relatório foi também melhorado com vários retoques aqui e ali:

5. Mapa detalhado

O mapa detalhado é o relatório mais importante do Boonzi, pois mostra um resumo completo de tudo. Porém, a versão anterior era difícil de interpretar dada a quantidade de informação. Nesta nova versão, o relatório foi completamente redesenhado, não só mostrando mais informação no ecrã, como dispondo-a de uma forma mais fácil de ler. E corrigimos também o problema da velocidade de “scrolling” neste ecrã que era terrível. 😉

6. Lista de transacções

O ecrã das transacções também foi melhorado não só de acordo com todo o feedback que recebemos, como também para o aproximar do Boonzi Mobile. Agora aparecem mais transacções no ecrã (um dos pedidos mais frequentes), e os cabeçalhos possuem menos destaque. O saldo passou para o cabeçalho, tal como acontece no Boonzi Mobile. E o “rollover” no cabeçalho agora mostra o ano a que as transacções dizem respeito.

Em resumo e o que se segue

Estas actualizações foram surgindo pouco a pouco, no espaço de dois meses, e elevaram em muito a qualidade do Boonzi. Não modificamos a Visão Geral, pois esta já foi redesenhada no Mega-Budgets e ficará disponível para toda a gente assim que sair de Beta. Há ainda alguns ecrãs a precisar de retoques aqui e ali (como a configuração) e que serão melhorados ao longo do tempo.

O próximo passe consiste em fazer com o que Mega-Budgets saia de Beta. Prevemos lançar em breve o Beta 2, por isso mantenha-se atento. 🙂

 

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?