Como poupar centenas de euros no Seguro de Vida do seu Crédito Habitação
Sabia que pode poupar muito dinheiro todos os meses se negociar o seguro de vida do seu crédito habitação? A despesa com o seguro de vida costuma ser ignorada durante muitos anos. Só quando começa a pesar no orçamento (quando somos mais velhos) é que tentamos cortar mais esta despesa. E já reparou que com isso perdemos muito dinheiro? Neste artigo mostramos-lhe como pode transferir o seu seguro de vida e poupar muito dinheiro todos os meses.
Porque temos de fazer um seguro de vida quando queremos um crédito habitação?
Na prática, não temos de contratar um seguro de vida. Não somos obrigados. Mas com elevada probabilidade se recusamos fazer o seguro de vida não nos aprovam o crédito. Assim, podemos considerar que o seguro é obrigatório. O que não é obrigatório é pagarmos tanto, todos os meses. O mesmo é dizer que podemos negociar e procurar alternativas.
O que costuma acontecer na prática?
Por norma, existem duas situações mais comuns quando assinamos o contrato de crédito habitação:
Obrigação de ter um seguro de vida. Não obriga a que seja feito no banco. Não obriga que não possa ter mais do que um (por exemplo, pode ter no seu banco um seguro de vida de €1.000 e noutra companhia de seguros o restante). E não impede que transfira esse seguro para outra instituição;
Atribuição de um desconto comercial (no spread) no caso da contratação de vários produtos, como sendo o cartão de crédito, cartão de débito, domiciliação de ordenado, PPR, entre outros. O seguro de vida costuma estar englobado neste pacote mas nada impede que o substituía por outro produto.
E se o spread subir?
Em alguns contratos, é possível que perca a bonificação do spread se transferir o seu seguro para outra instituição. No entanto, deverá ter em consideração que a poupança com o seguro de vida pode ser várias vezes superiores à penalização da subida do spread. Sim. Os bancos muitas vezes cobram de seguro de vida mais do dobro do que cobra uma companhia de seguros autónoma. E quanto maior o valor do crédito e quanto mais velho for o cliente, maior a poupança.
Poupe no Seguro de Vida em 3 Passos:
Para começar a poupar o quanto antes, sugerimos três passos:
- Decidir quais as coberturas que precisa e analisar quais as coberturas obrigatórias. Aqui sugerimos que não se fique apenas nas coberturas obrigatórias pois é bem possível que não o protejam quase nada. Daí que a nossa sugestão passe por contactar algum especialista de confiança, como os consultores da Reorganiza;
- Comparar diversas alternativas em termos de preço, coberturas, penalizações por transferência do seguro (quando ocorrerem);
- Transfira o seu seguro, com ajuda de um mediador para tratar de toda a burocracia e protege-lo ao longo de todo o processo.
Duas dicas adicionais:
• Não se esqueça de entregar uma cópia da nova apólice no banco onde tem o seu crédito habitação;
• Cancele a apólice e a autorização de débito bancário
Comentários