Como Poupar em Educação recorrendo a cursos grátis online
A aprendizagem não tem que acabar na escola. Pode ser contínua e… gratuita! Já alguma vez pensou voltar a estudar o Francês que já não fala desde o 9º ano, ou até mesmo tirar um curso – com certificado – de Universidades como Harvard ou Princeton? Hoje em dia é possível, sem sair de casa e sem gastar um cêntimo.
Para que possa poupar em educação, compilamos neste artigo uma lista de cursos grátis de algumas das melhores universidades do Mundo.
Cursos grátis multidisciplinares
Se procura um curso de uma das principais áreas de estudo ou se ainda não sabe muito bem o que gostaria de estudar, pode começar por visitar os seguintes sites onde de certeza encontrará algo interessante:
Coursera
Uma plataforma que reúne mais de 200 cursos de 33 universidades, entre elas Stanford, Princeton, Columbia, etc. Todos os cursos são grátis e a maior parte, quando concluídos, dão direito a um certificado pela universidade de origem. Os pré-requisitos variam de curso para curso, mas para muitos deles não existem ou não é obrigatória frequência universitária.
Línguas: Inglês, mas é possível escolher legendas para os vídeos das aulas em várias línguas, incluindo Português (BR).
edX
A edX foi criada pelo MIT e por Harvard e funciona de forma semelhante ao Coursera. Começou por ter cursos mais direccionados para as áreas das Ciências e Tecnologias, mas actualmente conta já com vários cursos grátis de várias outras disciplinas e áreas.
Línguas: Inglês
Udacity
A plataforma Udacity foi lançada em 2011 com aulas online e gratuitas de Ciência de Computadores. Os cursos ainda andam à volta desta área, mas de vez em quando oferece alguns menos técnicos (ex: How to Build a Startup).
Línguas: Inglês
MIT
A plataforma de cursos do MIT (Massachusetts Institute of Technology) não é para quem tem background de outras áreas que não as de Ciências e Tecnologias, pelo que é mais ou menos uma extensão online e gratuita dos cursos universitários desta Universidade americana.
Línguas: Inglês, mas há traduções dos cursos disponíveis em Português.
Uned Aberta
http://ocw.innova.uned.es/ocwuniversia
A iniciativa OCW é uma publicação eletrónica em grande escala fundada conjuntamente pela
Fundação William e Flora Hewlett, a Fundação Andrew W. Mellon e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Os cursos são livres e abertos a qualquer pessoa. Tem ofertas na área do Direito, Filosofia, Filologia, Educação, História, História da Arte, etc.
Línguas: Espanhol
Open Culture
http://www.openculture.com/freeonlinecourses
Este site apresenta os cursos gratuitos online de várias universidades dos Estados Unidos. Todos os vídeos das aulas estão disponíveis no Youtube e no iTunes. Estes cursos são diferentes dos que aparecem nos sites anteriores e a oferta é muito vasta. A diferença do Open Culture em relação, por exemplo, ao Coursera e ao edX é que, no final, não é atribuído um certificado/diploma.
Línguas: Inglês
EduKe.me
A EduKe é uma startup portuguesa muito recente que disponibiliza cursos online low-cost nas áreas de Comunicação, Webmarketing e Social Media Marketing. Apesar de não ser especializada em cursos gratuitos, a simples inscrição no site oferece um curso grátis. A partir daí, os cursos serão pagos, mas a preços bastante reduzidos (10€-30€).
Línguas: Português (PT)
Memrise
O Memrise tem cursos de línguas e de outros temas dentro de áreas como a Astronomia, Matemática, História e Geografia. Mas o que o destaca é o método de ensino que promete revolucionar a forma de memorização de informação através de um sistema chamado “mems”. Os “mems” são recursos visuais que se servem do conhecimento pré-existente para ajudar a alojar e, mais tarde, recordar o novo.
Por exemplo, o mem para “yo Quero”, mostrava um homem numa loja com um balão (estilo banda desenhada) a dizer a um funcionário: “You care!”.
Línguas: Inglês
Udemy
A Udemy tem vários cursos em diversas áreas. Muitos são pagos, mas facilmente se encontram cursos interessantíssimos e completamente gratuitos. Neste momento, destacam-se os cursos “Foundations of Business Strategy” e “Learn HTML5 Programming from Scratch”.
Línguas: Inglês
Khan Academy
Tal como muitos dos outros sites de cursos online gratuitos, tem cursos de várias áreas, ainda que a oferta seja menor do que em sites como o Coursera ou edX, mas por outro lado oferece cursos de Matemática do 3º ao 8º ano de escolaridade, algo que o diferencia dos outros.
Línguas: Inglês
Cursos grátis de línguas
Para a aprendizagem de línguas, existem sites específicos para esse efeito. Destacamos os seguintes sites para o estudo e aprendizagem das línguas de forma também gratuita:
A oferta de cursos gratuitos é hoje em dia bastante diversificada, permitindo-lhe poupar milhares de euros em educação. Se conhecer outros sites ou plataformas com cursos gratuitos fique à vontade de partilhar connosco nos comentários abaixo 🙂
Comentários
Olá. Não conhecia o Memrise. Interessante. Partilho um post com mais alguns sites: http://www.so-elearning.pt/4-sites-com-formacao-em-elearning-gratuita
Oi, os cursos online também são uma ótima alternativa, dependendo da credibilidade da empresa onde você faz o curso, eu recomendo os cursos da http://comexito.com.br/ que é muito renomada no mercado.
Boa sorte
Adorei a matéria, não conhecia algumas destas plataformas, mas acho a ideia muito interessante.
No entanto tenho uma questão e gostava de uma opinião acerca do assunto. Estou inscrita para um curso no Coursera, e ainda que a frequência seja grátis, para se obter um certificado temos que pagar. Será que esses cursos têm alguma legitimidade se não tivermos um diploma? É legitimo colocar a frequência desses cursos no currículo se não temos forma de o comprovar?
Obrigada!
Olá Inês,
Obrigada, ainda bem que gostou. 🙂
Para ser sincera consigo, não tenho quaisquer conhecimentos de causa para responder de forma definitiva ou ‘oficial’ à sua questão, só posso dar-lhe a minha opinião pessoal. Creio que, se estivermos a falar de um CV, este tipo de educação não deva estar em destaque a par, por exemplo, com formações superiores e/ou em instituições físicas. No entanto, se o seu CV tiver uma secção de formação adicional, porque não? 🙂 Claro que, se tiver muita informação no seu CV, creio que não ganhará muito em incluir ainda mais estes cursos gratuitos.
Por outro lado, vejo este tipo de formação como algo mais interessante de partilhar no Linkedin do que no CV.
No fundo, a escolha é unicamente sua, partilhei apenas a minha opinião consigo no sentido de ajudá-la. 🙂
Há outras boas opções como o Duolingo, Alison, Iversity, etc… 🙂
Conheço imensos dai, e adoro todos!
Olá Ana,
O Duolingo já conhecia (está na lista final do artigo 🙂 )
O Alison parece-me muito interessante e o Iversity tem um aspecto muito convidativo. Vou espreitar! Muito obrigada pela partilha!