Conheça o Kakebo, um livro que ajuda a controlar o orçamento mensal
Neste artigo analisamos o Kakebo, um livro japonês que o ajuda a gerir o orçamento mensal.
Existem várias formas de gerir o orçamento mensal – através de aplicações informáticas como o Boonzi, usando o Excel, ou recorrendo a uma simples folha de papel. O Kakebo é mais uma solução de poupança doméstica que lhe apresentamos neste artigo.
O que é o Kakebo
O Kakebo é um sistema japonês doméstico de controlo do orçamento mensal que significa literalmente “livro de contas para a economia doméstica”. Através de tabelas de despesas (mensais e semanais) e de mapas de entradas e saídas de dinheiro, pretende auxiliar o seu utilizador a organizar as suas contas domésticas de forma a saber sempre quanto gastou e em quê.
O princípio do Kakebo é que o utilizador tome consciência de todos os seus gastos ao cêntimo através da representação visual dos mesmos.
Como funciona e como o pode ajudar a poupar?
Para utilizar o Kakebo, precisa de ir apontando as suas despesas no momento em que ocorrem, ou ir coleccionando os recibos das suas compras para registar mais tarde os valores nas tabelas do Kakebo. Não há muito a explicar acerca do funcionamento das tabelas, uma vez que a sua leitura é bastante fácil.
Se fizer como o leitor do Kakebo do vídeo abaixo, pode levar o livro consigo e nele ir anexando as facturas que recebe ao longo do dia. Mais tarde, analisa cada uma e aponta os valores. No final do mês basta calcular esses mesmos valores e apontar os resultados ao lado de cada categoria.
Esta reportagem da rubrica Contas Poupança da SIC mostra como poderá utilizar o Kakebo de forma a tirar partido dele e do seu sistema de gestão de contas dia dia-a-dia:
Resumindo:
- Regista no livro cada despesa ou guarda os recibos para as registar mais tarde;
- No final do mês calcula os totais por categoria e os totais mensais e preenche o espaço restante das tabelas mensais.
- Pode depois calcular quanto dinheiro lhe sobra face aos orçamentos que definiu
A simbologia do Kakebo
O Kakebo é visualmente atractivo, estando todas as páginas ilustradas com um género de história. Na história do Kakebo, a personagem principal é o porquinho – o símbolo mais conhecido da poupança, frequentemente oferecido às crianças em forma de mealheiro. Por outro lado, o lobo representa as despesas, sempre prontas a “comer” o nosso dinheiro. O desfecho da história é da inteira responsabilidade do leitor.
Quanto custa?
O Kakebo custa 14.39€ na Bertrand, embora o preço varie consoante as livrarias em que é vendido. Trata-se de um pequeno investimento, a realizar anualmente visto que um Kakebo só dura para um ano.
Conclusões
Ao contrário do www.boonzi.pt/ – onde o levantamento das despesas e geração de relatórios são automáticos -, com o Kakebo precisará de ir guardando todas as facturas e fazer no final do mês algumas contas. No entanto, se não se sente à vontade com computadores e prefere papel, o Kakebo é uma óptima solução para quem quer gerir o orçamento mensal. Para além disso, irá divertir-se a “escrever” a sua própria história e o seu final feliz financeiro.
Seja qual for o método que utilizar para manter o equilíbrio da sua vida financeira, o importante é tomar as rédeas das suas finanças para assegurar que tem o seu dinheiro sempre sob controlo.
Comentários