A Rita Domingues é a autora do blog The Busy Woman and the Stripy Cat, onde escreve sobre os temas que mais lhe interessam e que passam pelas finanças, pelo minimalismo e pela sua paixão por yoga. É mãe de dois rapazes, é cientista, dá aulas de yoga e declara-se apaixonada por todas as coisas zen.

A vida simples é um conceito que não surgiu com a crise. Viver uma vida simples é apregoado desde a Antiguidade como solução ou caminho para uma vida mais serena, mais espiritual, mais feliz. Na última década, a vida simples foi fortemente impulsionada através da internet e do surgimento do movimento minimalista – um estilo de vida moderno que recusa os excessos, o desnecessário, e que se foca no essencial e no que é realmente importante.

O minimalismo gira à volta do ter o suficiente, ter apenas aquilo de que realmente precisamos, nem coisas a mais, nem coisas a menos. Um dos benefícios de uma vida minimalista? Mais dinheiro!
É verdade, simplificar a vida, além de trazer mais felicidade e contentamento, permite poupar bastante. Mas como? Aqui ficam algumas ideias…

1. Destralhe a sua casa

DeathtoStock_Simplify6+1

Observe bem tudo o que tem em casa. Precisa de toda essa mobília, de vários serviços de louça, de tantos livros que nunca mais vai ler e de armários a abarrotar de roupa que já não lhe serve? Destralhe! Livre-se do que não lhe faz falta.

Liberte-se do apego que pode sentir a certas coisas e avalie, de forma racional, se essas coisas são assim tão importantes. Pode vendê-las na internet em sites de compra e venda de produtos usados ou doá-las a instituições de caridade. Ao livrar-se da tralha que tem em casa, poupa dinheiro na manutenção dessas coisas e perde menos tempo com limpezas e arrumações.

2. Pense antes de comprar

beauty-eye-girl-3119+1+1

Não faça compras por impulso. Pense bem antes de comprar seja o que for. Precisa mesmo dessa coisa? Não haverá outra forma de obtê-la, pedindo emprestado, alugando, comprando em segunda mão ou substituindo por outra?

Se estiver mesmo decidido a fazer a compra, espere pelo menos 15 dias – findo esse tempo, é possível que já se tenha esquecido do que queria…

O mesmo aplica-se nas compras de supermercado. Faça uma lista de compras e compre apenas o que está na lista. Vá de barriga cheia fazer as compras – está provado que comprador com fome acaba por comprar coisas de que não precisa…

3. Tenha comportamentos mais verdes

DeathtoStock_Simplify1+1

 

Adquira hábitos “verdes”. Por exemplo, ande mais a pé; avalie bem a necessidade do carro em deslocações curtas. Troque os guardanapos de papel por guardanapos de pano. Aproveite a água que sobra nos copos ou a água fria do chuveiro para regar as plantas ou para a sanita.

Adira às faturas eletrónicas. Leia jornais e revistas online. Substitua as lâmpadas de sua casa por lâmpadas de baixo consumo ou LEDs. Seque a roupa a ar. Aproveite todas as potencialidades das bibliotecas públicas. Pesquise actividades culturais e desportivas gratuitas na sua localidade.

Estes comportamentos verdes, além de lhe simplificarem a vida, permitem poupanças ao fim do mês.

 

Rita Domingues, blogger, The Busy Woman and the Stripy Cat

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?