Ser freelancer significa liberdade de horários e de gestão de tempo. Por outro lado, é preciso muita disciplina para gerir não só o tempo, mas também os prazos e, claro… o orçamento mensal. Neste artigo partilhamos estratégias  de gestão de orçamento para Freelancers.

Ser freelancer: o melhor e o pior

[pullquote]Se por um lado é óptimo podermos gerir o nosso tempo, por outro, exige uma grande disciplina.[/pullquote]

Para quem não é freelancer, a liberdade de escolher o próprio horário e local de trabalho pode parecer extremamente apelativa. Há quem consiga ser mais produtivo deste modo, mas também há freelancers, como a Rita Duque, ilustradora e autora do blog Asas de Peixe, que admite que uma das maiores dificuldades que sente enquanto freelancer é “não ter um horário de trabalho. Se por um lado é óptimo podermos gerir o nosso tempo, por outro, exige uma grande disciplina.” Segundo a jovem ilustradora, o seu maior erro “talvez seja esta dificuldade em estabelecer o término do horário laboral.”

Como lidar com os atrasos nos pagamentos

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O maior desafio no mundo do Freelancers reside na dificuldade em receber os pagamentos dos clientes nas datas esperadas. São habituais os atrasos nos pagamentos, que podem mesmo ser superiores a 90 dias.[pullquote]Dica de ouro: antecipe-se aos pagamentos em atraso e contratualize juros com os seus clientes[/pullquote]

Quando isto acontece pode tornar-se complicado não recorrer ao cartão de crédito para aguentar as despesas mensais, o que não só causa encargos adicionais com juros, como origina ainda situações de “bola de neve” se os atrasos nos pagamentos se prolongarem.
Para minimizar os problemas causados pelos atrasos nos pagamento, pode recorrer às três estratégias abaixo:

  1. No início dos projectos contratualize com o seu cliente o pagamento com juros caso este ultrapasse a data de pagamento combinada. Certifique-se que o valor de juros contratualizado é superior aos que paga no seu cartão. E se o cliente mostrar desconforto com essa clausula, não tenha medo de o questionar se tenciona falhar o prazo de pagamento.
  2. Combine com o cliente o pagamento em tranches. Defina um valor para a adjudicação que lhe dê margem suficiente até à data do próximo pagamento, e assim sucessivamente, e não tenha problemas em contratualizar a técnica acima (dos juros) para todos os pagamentos.
  3. Tente poupar o máximo possível, de forma a ter não só um fundo de maneio para dois meses, como um fundo de emergência para períodos mais prolongados (o ideal para um freelancer são 6 a 9 meses).

Criar um orçamento prevendo receitas não regulares

Uma das consequências de ser freelancer é, como já referi, a instabilidade. Não sabemos como será o mês seguinte”, confidenciou-nos a Rita.

De facto, é muito mais fácil gerir o orçamento quando se sabe exactamente quanto dinheiro entra, e mais importante: quando.

Existe sempre alguma imprevisiblidade nas despesas, mas quando as receitas também são imprevisíveis, a estratégia de gestão orçamental é completamente diferente. É necessário manter sempre um fundo de maneio considerável, e prever antecipadamente todas despesas dos meses que se seguem até à data do próximo pagamento.

Ou seja, é indispensável construir um orçamento mensal para cada um dos próximos meses.

Use o método que preferir: uma folha de papel, um template de Excel ou uma aplicação de finanças pessoais como o Boonzi. O www.boonzi.pt/ disponibiliza uma versão gratuita por 30 dias, mas que permite a sua utilização após este período com algumas limitações.

Ao criar o orçamento seja o tão realista quanto possível em todos os valores de todas as receitas e despesas esperadas. Depois confronte estes valores com o seu saldo bancário, e confirme se é suficiente para os encargos de cada um dos próximos meses.

Orçamento de Dezembro

Orçamento de Dezembro

A versão “Mega-Budgetsdo Boonzi é perfeita para criar orçamentos com precisão e com o máximo detalhe, pois mostra exactamente quanto poupará em cada um dos próximos meses se se mantiver fiel aos valores por si impostos. E, mais importante, permite-lhe saber se em algum dos meses o seu saldo será insuficiente.

À medida que for fazendo despesas e receitas, o Boonzi recalcula todos os orçamentos e previsões futuras, pelo que é fácil reagir aos imprevistos e retocar o orçamento.

Abra uma conta-poupança e crie um fundo de emergência

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Colocar algum dinheiro de lado todos os meses – independentemente do rendimento mensal irregular – vai permitir reduzir o stress que vem com este aspecto da profissão. Criar uma poupança para imprevistos (despesas de saúde, reparações da casa, etc.) num chamado “Fundo de Emergência” é indispensável, mesmo se no início for necessário adoptar um estilo de vida mais frugal para mais tarde poder viver mais confortavelmente.

A maioria dos especialistas em finanças pessoais aconselha a que o valor do fundo de emergência corresponda ao valor das suas despesas mensais durante três a seis meses, mas para Freelancers este número sobe para seis a nove meses. Claro que esse valor dependerá da sua situação específica, nomeadamente se tem filhos, dívidas, etc.

Não exagere nas celebrações

[pullquote]Precisamente por existir esta instabilidade tento poupar ao máximo quando há um mês que corre melhor.[/pullquote]

Conhecendo bem a instabilidade inerente à profissãoRita Duque conta-nos que “ tento poupar ao máximo quando há um mês que corre melhor.
É perfeitamente humano celebrar sucessos profissionais com uma compra pessoal: um novo gadget/mala, etc. por uma promoção, por exemplo. No caso do freelancer, a celebração costuma dever-se a um mês especialmente bom, mas isso não quer dizer que as precauções devem ser esquecidas. Que tal direcionar mais dinheiro para a conta poupança? Se o próximo mês não correr tão bem, vai sentir-se grato por tê-lo feito.

Reduza as despesas em categorias pessoais após meses de pouco trabalho

[pullquote]não há gastos desnecessários e poupo ao máximo o meu material de trabalho.[/pullquote]

Apesar de ter sempre que contar com as despesas fixas (água, electricidade, …), há despesas que pode – e deve – reduzir após um mês em que tenha tido poucos trabalhos de freelancer. Poupe esse dinheiro para cobrir as restantes despesas do mês e eventuais surpresas que possam surgir. No próximo mês em que voltar a ter vários trabalhos e pagamentos de clientes, pode usar o dinheiro que poupou para comprar aquilo que queria ter comprado no mês anterior. Se conseguir resistir à tentação, coloque-o de parte.

Aqui, a estratégia de poupança da Rita “anda muito em linha com o que toda a gente faz: não há gastos desnecessários e poupo ao máximo o meu material de trabalho (impressora, mesa gráfica, lapiseiras, computador).

Informe-se sobre obrigações legais e facturação

Enquanto Freelancer deve estar devidamente informado acerca dos impostos e retenções para profissionais em nome individual. Este guia do Portal da Gestão é uma referência bastante útil.

Relativamente à facturação, recomendamos o Curso Gratuito de Facturação para Empreendedores do InvoiceXpress que lhe explica os fundamentais da facturação numa linguagem acessível, e sem ter que gastar um tostão. 🙂

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A procura por clientes

[pullquote]Hoje em dia é fundamental estarmos presentes nas redes sociais — presença essa que deve ser regular, por isso, faço um esforço para manter tudo o mais actualizado possível[…][/pullquote]

Uma das vantagens de trabalhar como freelancer é ter várias fontes de receitas. É possível trabalhar em vários projectos em simultâneo para vários clientes, se assim o desejar e se tiver facilidade em gerir tempo e múltiplos trabalhos.

Para conseguirem aumentar o número de clientes, Rita considera “fundamental estarmos presentes nas redes sociais”, razão pela qual faz um esforço por manter a sua página de Facebook, o Blog e o portfólio online o mais actualizados possível. Isto porque “é desta forma que a maioria dos clientes chega até mim. Claro que, da minha parte, também existe a iniciativa de mostrar o meu trabalho a potenciais clientes, através do envio espontâneo do Portfólio/CV.

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Para além disso existem vários sites que ajudam os freelancers a mostrarem trabalho e oferecerem os seus serviços enquanto, por outro lado, ajudam os clientes a encontrar os profissionais que procuram.

Conheça a ilustradora entrevistada

Rita Duque
A Rita é mestre em Design de Comunicação pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e licenciada em Comunicação e Design Multimédia.
Sempre gostou de desenhar e de comunicar, por isso dedica-se à ilustração que considera ter “esta componente de falar para além do que se diz.”
Para além disso, considera que a ilustração infantil “não tem limites – faz-nos voar, crescer, criar e viajar para um mundo que já foi tão nosso – o dos sonhos.”

Pode acompanhar o trabalho da Rita no seu blog, Facebook ou portfólio

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