Férias: Três destinos low-cost em Portugal
Quer ir de férias sem gastar muito dinheiro? Conheça três destinos dentro de Portugal que não o vão deixar de carteira vazia.
Uma grande parte dos portugueses tira as suas férias no verão, por isso esta é a altura em que começam a busca pelo melhor local para aqueles merecidos dias de descanso. Contudo, encontrar o equilíbrio perfeito entre o orçamento disponível, o local para onde pretende ir, o alojamento e o transporte nem sempre é tarefa fácil.
A pensar nisso sugerimos três destinos de Norte a Sul de Portugal, que não o vão deixar com o seu orçamento no limite. “Vá para fora cá dentro” e aproveite os seus dias de férias da melhor maneira e sem grandes custos.
Norte – Serra do Gerês
Na Serra do Gerês é provavelmente um dos locais mais bonitos do país. Aqui poderá fazer caminhadas pela Serra, nadar nas lagoas cristalinas ou provar a gastronomia local. Quer pretenda alugar uma casa ou ficar num hotel, saiba que vai encontrar alojamento por menos de 50 euros por noite, durante o mês de Julho, por exemplo. Pode ainda optar pelo campismo e verá as suas despesas com alojamento reduzidas a mais de metade.
Centro – Góis, Coimbra
Situada no distrito de Coimbra, Góis é uma vila portuguesa acolhedora e ideal para uma férias descansado e rodeado de natureza. Com rio e montanha a servirem como paisagem, Góis tanto oferece aos visitantes um bom passeio como um mergulho nas praias fluviais. Também aqui poderá encontrar alojamentos até 50 euros por noite, durante o mês de Julho, para uns dias de repouso.
Sul – Porto Covo, Beja
Porto Covo é uma aldeia piscatória do concelho de Sines, com pouco mais de mil habitantes mas com uma das mais mais bonita praias do mundo, segundo a Huffington Post.
Se não quer deixar de fazer uns dias de férias junto ao mar, este é um destino acolhedor e perto de outros locais cheios de interesse como Sines, a Ilha do Pessegueiro ou as Lagoas de Sto. André. Tal como nos dois exemplos anteriores existem várias opções de alojamento até 50 euros por noite, durante o mês de Julho.
Para a pesquisa utilizámos os sites Homeaway e o Booking, contudo poderá utilizar outros como o Airbnb ou o Hostelbookers. Lembre-se que as opções que aqui mostramos podem já não estar disponíveis ou o preço pode já ter sido alterado. Por isso, investigue e compare para que possa fazer uma melhor escolha.
Transporte
As contas ao dinheiro que gastamos em transporte são igualmente importantes, pois este representa uma parte significativa do orçamento para as férias. Dependendo do sítio para onde vai os preços e as vantagens podem variar de transporte para transporte. Se viajar sozinho talvez um transporte público seja mais indicado, mas se viajar em família deverá consultar todos os meios de transporte para o local onde vai passar os seus dias de férias e mesmo considerar o carro.
Veja também este artigo em que comparamos vários meios de transporte para uma viagem de Lisboa a Faro e faça o mesmo exercício com os destinos que estiver a considerar para as suas férias.
Aproveite também os sites e grupos de boleias um pouco por todas as redes sociais, são uma boa forma de poupar.
Atenção!
Apesar de existirem opções baratas não quer dizer que estejam de acordo com o nosso orçamento, por isso tenha em atenção alguns conselhos que enumeramos a seguir:
- Seja rigoroso com o orçamento que definiu para as suas férias, não o ultrapasse.
- Antes de fazer as suas reservas quer de viagens, quer de alojamento, investigue e compare com outras opções. Requer alguma paciência, mas pode poupar-lhe algum dinheiro.
- Não reserve em cima da hora, pois para além de haver a possibilidade de já ter uma oferta muito limitada os preços também poderão estar inflacionados.
- Se gostar de acampar, esta pode ser uma alternativa aos outros alojamentos bastante em conta.
- Evite comer fora.
Conhece sítios igualmente bonitos e em conta? Queremos conhecer as suas sugestões!
Comentários
[…] o equilíbrio mental, especialmente após períodos de grande stress. Claro que também temos dicas para poupar em viagens dentro do país e até sugestões de destinos low-cost em Portugal, mas há alturas da vida em que simplesmente […]