Será mais barato ficar numa casa do Airbnb ou num hostel do Hostelbookers? Fizemos uma simulação de reserva em cada um dos sites. Descubra qual deles ficou mais em conta e inspire-se para a sua próxima viagem ou retiro de fim de semana.

O momento económico que vivemos, o desenvolvimento tecnológico e uma maior vontade de explorar o mundo criaram as circunstâncias ideais para que se desenvolvessem serviços online como Airbnb ou Hostelbookers. Estes apresentam soluções de alojamento igualmente cómodas e a preços mais convidativos que os tradicionais hotéis. 

Para obtermos uma comparação credível considerámos que a nossa procura de dormida seria para duas pessoas, em Lisboa Centro, com entrada a dia 22 de Abril e saída a 25 de Abril e que pretendem um quarto privado, com apenas uma cama. Confira abaixo os resultados.

Hostelbookers (http://www.hostelbookers.com)

airbnb

O Hostelbookers é serviço online direccionado para as reservas em hostels e destinado a viajantes de mochila às costas ou qualquer viajante à procura de um alojamento em conta.

O conceito de hostel surge em alternativa ao hotel tradicional, como um serviço mais barato, menos formal e que permite uma maior socialização entre hóspedes, pois com o termo hostel vem toda a nova concepção de espaços partilhados, desde o quarto, sala e casa de banho.

Reserva

Para efetuar uma reserva através do Hostelbookers precisa apenas de seleccionar o destino para onde pretende ir, os dias que pretende ficar nesse local e quantas pessoas são. De seguida ser-lhe-ão apresentadas várias opções, que poderá ordenar de acordo com os filtros que mais se adequem à sua necessidade, entre eles o tipo de alojamento que pretende ou o preços.

Pagamento

O pagamento no Hostelbookers é feito através de cartão de crédito, com o preenchimento devido de todos os dados necessários. Poderá ainda proteger o seu pagamento, com a adição de uma taxa, que lhe permite no caso de cancelar a reserva ter direito a reembolso.

Opção para o exemplo determinado acima: Hostel Be My Guest Lisboa

Hostelbookers_exemplo1

Airbnb (https://www.airbnb.pt)

 

pexels-photo-271672

Criado em 2008, o Airbnb é um site que permite as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem alojamentos. Trata-se de uma plataforma que faz a mediação entre o viajante que pretende reservar e a pessoa que pretende alugar. Este permite alugar apenas uma parte da casa ou a casa na totalidade.

A grande vantagem que o Airbnb trouxe é o facto de aproximar o hóspede da cultura local, uma vez que ao alugar um alojamento um habitante da zona onde pretende ficar este proporcionar-lhe-à também uma experiência e conhecimento mais local.

Reserva

Um dos factores de diferenciação do Airbnb é o facto de este se assemelhar a uma rede social. Para reservar um espaço tanto o anfitrião como o hóspede têm de criar um perfil. Uma vez inscritos estes podem trocar mensagens antes e depois da reserva ser efectuada, podendo depois ser avaliados um pelo outro, construindo uma reputação dentro da rede.

Pagamento

Cartão de crédito e Paypal são as duas formas de pagamento utilizadas pelo Airbnb. O pagamento já inclui taxas de limpeza, a comissão do Airbnb e chega ao anfitrião no prazo de 24 horas.

Opção para o exemplo determinado acima: Quarto na zona da Avenida da Liberdade

Airbnb_exemplo (2)

Conclusão

Apesar de o Airbnb apresentar a solução mais em conta para a situação criada, a decisão do alojamento nos dias que correm deve ser tomada considerando vários fatores para além do budget, pois tanto através do Airbnb como do Hostelbookers, irá encontrar soluções bastante económicas.

Assim, antes de fazer a reserva, deverá pensar no tipo de experiência que pretende ter,  se é uma viagem sozinho ou acompanhado, se está disposto a ficar na casa de um “estranho”onde tem o seu quarto e privacidade ou, por outro lado, se está disposto a partilhar o quarto, WC e a cozinha.

Dica!

Em ambos os casos, analise a classificação e os comentários dos hostels e das casas no Airbnb. Compare os preços de acordo com as condições das instalações e com a localização pretendida.

Já experimentou algum destes serviços online? Como foi a sua experiência? 🙂

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?