O Boonzi foi um dos 8 finalistas do InovPortugal / AcreditaPortugal
É com orgulho que anunciamos que fomos finalistas do InovPortugal, o concurso de empreendedorismo e inovação da AcreditaPortugal! No meio de mais 14.000 candidaturas, o www.boonzi.pt/ conseguiu ficar na lista dos 8 projectos finalistas do concurso.
Não vencemos, mas estar entre os oito finalistas foi um grande privilégio!
A AcreditaPortugal, a DreamShaper e o concurso
A AcreditaPortugal é uma associação que visa promover o empreendedorismo em Portugal, apoiando as boas iniciativas que por cá se fazem através de um concurso de startups. Esta edição do concurso iniciou-se em Dezembro de 2013, onde se candidataram mais de 14.000 projectos – sendo o www.boonzi.pt/ um dos candidatos.
Cada projecto teve que, ao longo do concurso, elaborar e refinar a sua ideia e modelo de negócio através de uma plataforma online – a DreamShaper.
Esta útil ferramenta, além de apoiar novos empreendedores a detalhar o seu modelo de negócio através de questionários objectivos (baseados no Business Model Canvas), tem também um carácter pedagógico na medida em que vai fornecendo material didáctico para ajudar a criar bons business plans.
Quinzenalmente, a AcreditaPortugal ia pedindo novos elementos através da Dreamshaper para detalharmos o business plan. A cada novo conjunto de elementos, startups iam ficando para trás. Em Maio restaram 150 finalistas, que tiveram que fazer um pitch presencial do seu projecto.
Desse pitch resultaram 17 finalistas, agrupados em 3 categorias: Start Now (projetos de âmbito comercial), Empreendedorismo Social (iniciativas sem fins lucrativos), e o InovPortugal – destinado a empreendedores inovadores e com projetos de rutura e inovação tecnológica. O Boonzi estava nesta última categoria, com mais 7 outras startups.
A Gala de entrega de prémios
A revelação dos vencedores e a entrega de prémios ocorreu na passada Sexta-feira, dia 6, no Centro de Congressos de Lisboa, numa gala que contou com o alto patrocínio da Presidência da República.
Estiveram presentes mais de 1.000 pessoas – empreendedores, investidores, políticos, repórteres, etc – , que assistiram aos pitches de 1 minuto que todas as startups tiveram que fazer. Não fomos excepção, e tivemos o nosso “minuto de fama”… que foi na realidade um minuto intimidante, com tanta gente de olhos postos em nós 🙂
O nosso pitch de 1 minuto
Partilho abaixo os slides do nosso pitch de apresentação do Boonzi. Os cartoons dos slides estão fabulosos graças à fantástica equipa do LiveSketching!
Clique em “Start prezi” e aguarde um pouco para ver os slides do nosso pitch.
Os 8 vencedores e finalistas do InovPortugal
Os vencedores foram:
1º Lugar: HereWeGo – Uma aplicação para Turismo Acessível que liga turistas com deficiência e anfitriões
2º Lugar: Magnomics – Start-up de biotecnologia que desenvolveu uma nova geração de testes moleculares portáteis “point-of-care” para detecção de bactérias
3º Lugar: FollowPrice – Serviço online que permite seguir o preço de produtos e ser notificado sempre que diminui
A todos eles, os nossos parabéns! São sem dúvida projectos fantásticos!
Restantes finalistas
Além do Boonzi, os restantes finalistas foram:
Heart at Tech – Tecnologia de detecção antecipada de ataques cardíacos
3DTees – T-shirts com realidade aumentada visível através de uma mobile app, permitindo revelar mensagens escondidas e personalizáveis
WeCareOn – Plataforma portuguesa onde consegue marcar e efectuar consultas online com psicólogos e coaches
Holoquim – Tecnologia de hologramas para manequins virtuais interactivos em lojas de roupa
Algumas fotos
Obrigado LiveSketching!
Temos que agradecer novamente à LiveSketching pelos cartoons fabulosos que desenharam para o nosso pitch. Além da fabulosa criatividade, são muito profissionais. Recomendamos, sem qualquer dúvida, os serviços dos LiveSketching!
Conclusões
Conseguir ser um dos finalistas num concurso com mais de 14.000 projectos, é, sem qualquer dúvida uma vitória! Além da AcreditaPortugal, já tínhamos sido finalistas do Lisbon Challenge, recebemos uma menção honrosa na categoria Software dos prémios Exame Informática e ficamos em 3º lugar no top de empreendedores de 2013 do Dinheiro Vivo. Esta foi mais uma final para juntar à lista. 🙂
Mas mais importante, é sabermos que criámos um produto fabuloso que não pára de evoluir e que continua a crescer a olhos vistos… e ainda mal começamos. 😉
Comentários
[…] de nos cruzarmos com outras startups, empreendedores e excelentes ideias (em eventos como o Acredita Portugal e o Lisbon Challenge, por exemplo) pelas quais nos deixamos entusiasmar e […]