O Contas-Poupança, a conhecida rubrica da Sic apresentada pelo jornalista Pedro Andersson, é agora também um livro. Neste livro, cujo autor é igualmente Pedro Andersson, encontra as melhores dicas de poupança desde o início do programa. Para nosso deleite, vimos o Boonzi mencionado num dos capítulos! 🙂

Já por várias vezes mencionámos não só a reportagem do Contas-Poupança em que apresentámos o Boonzi e a qual ajudou a torná-lo um nome de referência em Portugal no campo da gestão de finanças pessoais, mas também as várias dicas partilhadas pelo jornalista Pedro Andersson na página do Contas Poupança no Facebook.

Enquanto programa televisivo de informação, o Contas Poupança é responsável por partilhar produtos e serviços que em muito podem ajudar os portugueses a poupar dinheiro e a aumentar a sua literacia financeira. Nesse sentido, o Contas Poupança sempre foi uma referência para nós, mesmo antes de lançarmos o nosso projecto, pelo que foi com um enorme prazer que encontrámos o nosso software mencionado no recém-lançado livro do Contas Poupança! 🙂

boonzi-contas-poupança

Num capítulo que o jornalista e agora autor Pedro Andersson deixou propositadamente para o fim, eis que surge uma dica para todos os portugueses sem excepção: criar orçamentos.

Ao longo do capítulo em questão, Pedro Andersson vai explicando algumas das funcionalidades-chave do Boonzi na sequência daquilo que considera (e nós também) serem os pilares das boas práticas financeiras. Deixamos abaixo algumas citações que o demonstram.

Sobre a importância dos orçamentos mensais

“[…] a minha dica a este respeito é gastar alguns euros (cerca de 30€) e comprar uma aplicação de gestão de finanças pessoais feita por portugueses que se chama Boonzi. Claro que pode fazer isto numa folha de Excel ou numa folha de papel […], mas é muito mais difícil e provavelmente desiste no segundo mês.”
“[…] o Boonzi diz-lhe automaticamente se vai chegar a esses meses com dinheiro ou não e em que categorias pode cortar agora para […] ter disponível a verba […] para as férias.”
“Fica a saber quanto dinheiro vai ter no fim do ano e daqui a cinco ou dez anos, se mantiver os seus gastos (reais) como até aqui. Não são estimativas nem «eu acho que…»

14333766_1444519528898513_4120302431975625555_n

Sobre a importância de analisar todos os movimentos

“Imagine o que é copiar os movimentos de um mês inteiro e saber logo quanto gastou em restaurantes, em hipermercados, em combustíveis, em cinema […] Perceber, no fundo, ao cêntimo, para onde foi (e vai) o seu dinheiro.”
“Alguns utilizadores com o «copy/paste» dos movimentos bancários, perceberam com surpresa que o ginásio continuava a cobrar mensalidade, apesar de já terem rescindido o contrato […]”
“Para o mês seguinte pode definir quanto quer gastar em cada categoria e à media que for fazendo os «copy/paste» as barras de cada categoria vão ficando mais vermelhas.”

Registar os pequenos gastos “on the go”

“Com a aplicação no telemóvel pode registar em tempo real quanto gastou em dinheiro: o café, o parquímetro, o jornal, a gorjeta. Carrega em «sincronizar» e os dados ficam todos iguais na nuvem para todos os aparelhos que utilizar com o Boonzi.”

Onde adquirir o livro do Contas Poupança

O livro do Contas Poupança está disponível desde o passado dia 16 de Setembro nas principais livrarias e hipermercados do país por apenas 12,96€.

Gostaríamos de aproveitar este artigo para expressarmos a nossa gratidão – mais uma vez – para com o Pedro Andersson, por ter acreditado e mostrado interesse no Boonzi desde o início e por ter ajudado a impulsionar o nosso crescimento em Portugal! 🙂

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?