Pouco mais de um ano após o lançamento do Boonzi, decidimos envolver-nos numa nova aventura e criar o nosso primeiro anúncio de TV!

Neste artigo mostramos-lhe o anúncio e contamos-lhe o grande desafio que foi concebermos, produzirmos e montarmos o nosso próprio anúncio. 🙂

O Boonzi a produzir anúncios?

Quando decidimos fazer o anúncio, o primeiro passo foi obviamente pedir orçamentos a agências e produtoras de publicidade. O segundo passo foi perceber que os valores ultrapassavam em muito o nosso budget…

E o terceiro passo foi tomarmos a decisão de que iríamos nós produzir o anúncio, aventurando-nos numa área que nos era completamente desconhecida. Afinal, não é isso que uma startup faz? 😉

Sabíamos que sem experiência e recursos não iríamos ganhar o próximo prémio de criatividade, pelo que nos mantivemos por um conceito que parecia – à partida – simples de executar e ao nosso alcance.

O anúncio de TV do Boonzi

À primeira vista estes “curtos” 26 segundos parecem simples de criar… Mas são resultado de várias semanas de trabalho, e da coordenação de uma equipa de mais de 10 pessoas!

O processo criativo

Para passar em TV, o anúncio teria necessariamente que ter menos de 30 segundos. Queríamos passar 3 elementos chave:

  1. O problema que estamos a resolver
  2. Como é que o produto resolve o problema
  3. O call-to-action

Tivemos dezenas de ideias criativas, mas todas elas implicavam recursos que fugiam ao nosso alcance.

Decidimos optar por um registo mais simples – o do depoimento. Procuramos nos fãs do Boonzi pessoas com à vontade e alguma experiência em frente às câmaras, e tivemos sorte! A ideia original era obter um depoimento não preparado. Porém, apercebemo-nos rapidamente que seria muito difícil encaixar em 30 segundos um discurso conexo montado a partir de um depoimento desconexo, passando os 3 elementos-chave acima.

Optamos então por definir o alinhamento do anúncio simplificando o depoimento de forma a encaixar as principais ideias nesses 30 segundos.

O passo seguinte consistiu em reunir uma equipa e um espaço para tratar da filmagem, som, maquilhagem, etc. Depois de vários contactos reunimos a fantástica equipa técnica abaixo, com a particularidade de que a maioria das pessoas não se conheciam até ao dia da filmagem!

A filmagem demorou uma divertida manhã, que consistiu numa repetição de vários takes em ângulos diferentes.

A fase seguinte revelou-se mais complicada do que alguma vez imaginamos: escolher os melhores takes. Por vezes um take estava excelente, mas havia um tropeção na dicção. Outras vezes a dicção estava perfeita, mas havia um movimento corporal pouco natural. E no final, quando pensamos que já temos os melhores takes escolhidos, colamos tudo e percebemos que sai uma “salada russa” simplesmente porque há pequenos pormenores a variar de take para take (luz, cabelo, tom de voz) e que tornavam a continuidade do anúncio pouco natural… É como montar um puzzle, mas mais divertido!

Veio então a fase da edição – colar os takes, acertar tempos, aplicar o chroma, ajustar cor, etc -, que implicou várias iterações. Sempre que montávamos uma versão, fazíamos experiências com várias pessoas, mostrando o anúncio e pedindo feedback. Fomos fazendo pequenos ajustes até ficarmos satisfeitos com o resultado final.

Depois de tudo montado, foi preciso tratar do som, que foi aperfeiçoado em estúdio, e sobreposto a uma música. A escolha da música também foi um desafio interessante, pois da lista disponível queríamos uma que transmitisse o  sentimento certo.

E depois de todos estes passos ficamos com este primeiro anúncio completo! Um desafio interessante, e bem mais complicado do que parecia à primeira vista.

A equipa

Sozinhos não teríamos conseguido pôr as nossas ideias e visões em prática. Só com a ajuda de bons profissionais é que criar o nosso anúncio. E a estes profissionais um grande obrigado por aceitarem este desafio! São eles:

“Actor”:
Diamantino Martins

Voz:
Quimbé

Direcção de realização:
Quimbé

Direcção de fotografia:
João Carneiro

Operador de câmara:
João Carneiro

Técnico de som:
Jonathan Costa

Edição:
Guilherme Cabral

Estúdio e pós-produção de som:
Cantinho da Musica 

Estúdio de gravação de vídeo:
Iniziomedia

Maquilhagem:
Kikas – Makeup Artist

Produção de moda:
Adelaide Nunes – Between It Fashion 

Criativo:
www.boonzi.pt/

Agência e produtora de publicidade:
www.boonzi.pt/ 🙂

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