Saiba como proteger os seus pagamentos online com 3D Secure e autenticação biológica
Um dos aspetos do cartão de crédito que tende a gerar alguma apreensão é a segurança nos pagamentos online. De facto, basta alguém ter acesso à informação que consta do cartão para arruinar as suas finanças em três tempos. No entanto, os métodos de proteção do cartão de crédito estão constantemente a reinventar-se. Neste artigo, explicamos dois deles: o 3D Secure e a autenticação biológica.
O que é o serviço 3D Secure?
O 3D Secure é um serviço gratuito que permite realizar pagamentos online com segurança acrescida. Deverá indicar a informação constante do seu cartão de crédito quando pretender fazer pagamentos em sítios seguros de Internet (verificados pela VISA ou MasterCard). Para autorizar o pagamento, ser-lhe-á pedido que insira numa caixa de texto um código que irá receber no telemóvel através de SMS. As redes que aderiram a este serviço são a MasterCard/Maestro e Visa/Visa Electron.
Muitos cartões de crédito dispõem desta funcionalidade, mas nem todos. Por vezes, o 3D Secure não chegou sequer a ser ativado. Saiba que poderá ativá-la através do Homebanking do seu banco. Terá de associar um número de telemóvel e ativar a credencial SMS Token. Depois, é só confirmar a operação através de um código que receberá via SMS.
Autenticação biológica: pagar com uma selfie é o futuro
Como já foi noticiado pelos meios de comunicação portugueses, a MasterCard está a desenvolver testes para permitir a autenticação biológica de pagamentos online através de selfies.
Descarregando uma app, os clientes poderão confirmar um pagamento online ao mostrar a cara para a câmara do smartphone. Para além de selfies, a aplicação de identificação da MasterCard também permite a autenticação através de impressões digitais.
Para limitar tentativas de enganar o processo de autenticação, a aplicação requer que o utilizador pisque o olho para confirmar que é mesmo o seu rosto na fotografia e não apenas uma reprodução estática.
Todos os dias são inventadas novas estratégias para fraudes financeiras, mas felizmente a tecnologia de ponta das instituições bancárias não fica nada atrás. Ainda assim, nunca é demais lembrar que importa estar-se sempre atento ao extrato bancário para prevenir situações menos agradáveis.
Comentários