Tem uma ideia de negócio e e não tem a certeza que o seu projecto pode ser lucratIVO?
Mais que nunca, os portugueses estão a materializar as suas ideias de negócio e a apostar na criação das suas próprias empresas. Se se inclui na fatia populacional de portugueses empreendedores, conheça o Investimento Validado Online (ou IVO para simplificar), uma solução online que avalia se o seu projecto é ou não viável antes de dar o passo para o seu lançamento.
Três anos depois de criar a minha primeira empresa, resolvi olhar para algumas estatísticas sobre o empreendedorismo em Portugal, das quais destaco:
- 1 em cada 3 portugueses manifesta interesse em criar o seu próprio negócio;
- 83% diz não avançar para a criação de um negócio porque tem medo de falhar;
- Em 2015 foram criadas mais de 100 empresas por dia em Portugal;
- Apenas 1 em cada 3 empresas sobrevive até ao final do 3º ano de actividade.
A que se deve a alta mortalidade das empresas?
A alta mortalidade das novas empresas tem a ver com falta de lucros. E as razões para a falta de lucros podem ser muito diversas. Há factores de risco que não são totalmente controláveis como o volume de vendas de um negócio ou o contexto do mercado local (inflação, impostos, etc.), mas existem outros que são praticamente 100% controláveis e é um dever do empreendedor minimizá-los e dominá-los na fase inicial do projecto, em particular, o volume dos investimentos iniciais, a estrutura de custos e os preços de venda dos produtos.
Questões que devo colocar a si próprio antes de avançar com a criação do seu negócio
Será que todos sabemos as respostas às seguintes perguntas:
- Quanto é que tenho de faturar por mês para não ter prejuízo?
- Quanto é que tenho de faturar para recuperar o investimento inicial?
- Quanto dinheiro vou precisar para cumprir todas obrigações mensais a tempo e horas?
É fundamental fazer contas o mais cedo possível, porque muitas vezes não avançar pode ser a melhor decisão. Foi neste contexto que resolvi desenvolver o IVO. O IVO (Investimento Validado Online) é uma solução online que permite ao empreendedor medir o grau de viabilidade esperada do seu projecto.
O principal objectivo do IVO é garantir que antes de avançar com o negócio todos os empreendedores conhecem bem as suas exigências financeiras e o que é preciso para conseguir obter lucros. Através de um semáforo, o IVO ajuda a tomar uma decisão mais informada. Ter um sinal vermelho ou amarelo não significa que tenha que desistir, mas sim, de repensar os números e o modelo de negócio e, depois, voltar a simular.
Empreender é muito mais demorado, muito mais dispendioso e muito mais duro do que aquilo que imaginamos antes de começar. Por isso, é melhor não perder mais tempo com o nome do projecto, ou o logotipo, ou aquele detalhe do produto que niguém vai reparar. Faça contas e peça ajuda ao IVO. Para saber mais, consulte www.ivonline.pt.
Sobre o autor
David Mota, 28 anos, é sócio-fundador do IVO e da SkyEye. Há 4 anos atrás aceitou o desafio de um grupo de investidores para lançar uma das primeiras empresas portuguesas especializadas na captação de imagens aéreas com drones. Recentemente lançou o IVO que é uma solução online que permite ao empreendedor medir o grau de viabilidade esperada do seu projecto. É formado em Gestão e viciado em empreendeder. Antes de lançar a SkyEye, foi Assessor do Conselho de Administração do Grupo Amorim Turismo e Professor Assistente na Universidade Católica de Lisboa.
Comentários