Boonzi Desktop v1.23 e novidades das versões anteriores
Hoje colocamos no ar o Boonzi Desktop v1.23, que, tal como nas actualizações “silenciosas” que temos feito nas últimas semanas, introduz diversas melhorias e correcções. Neste artigo apresentamos as novidades nas versões 1.23, 1.22, 1.21 e 1.20.
Boonzi Desktop v1.23 – 05/09/2014
Novo tipo de relatório: evolução das despesas e receitas ao longo do tempo
Este era um dos relatórios essenciais que faltava no Boonzi: ver num gráfico como é que o total de despesas e receitas mensais tem evoluído ao longo do tempo. Agora já é possível consultar esta informação: basta ir a Relatórios > Evolução e no “Tipo”, escolher “receitas vs despesas”. Aqui vai um exemplo do que verá no novo relatório:
Recordo que na versão 1.19 introduzimos um relatório semelhante, mas que analisa categorias e entidades isoladamente.
Sincronização automática ao entrar e sair do Boonzi
Esta opção pode ser activada em Configuração > Perfil, clicando na “checkbox” da imagem abaixo. Ao activá-la, sempre que fechar ou abrir o Boonzi, os seus dados são automaticamente sincronizados.
Filtros dos relatórios são gravados ao entrar e sair do Boonzi
Agora, se visitar um determinado relatório e mudar os vários filtros (visualização, período, etc), fechar o Boonzi, e voltar a abri-lo, este manterá a visualização que tinha definido. Ou seja, se prefere ver o gráfico de categoria sempre em modo de “pie-chart”, agora o Boonzi mantem a sua preferência. Recordo que anteriormente os relatórios faziam sempre “reset” quando fechava o Boonzi.
Outras melhorias
- Melhoria: Adicionamos suporte à coluna “Sinal” do Banco BIC
- Melhoria: Melhoradas algumas expressões linguísticas
- Correcção: Corrigido erro raro na sincronização
Boonzi Desktop v1.22 e v1.21 – 29/08/2014
Ver transacções ao clicar numa categoria do novo relatório de despesas ao longo do tempo
Passou a ser possível consultar as transacções usadas para gerar o relatório de despesas nas categorias e entidades ao longo do tempo. Para isso basta clicar sobre a categoria correspondente.
Outras melhorias:
- Melhoria: Passou a ser possível enviar screenshots para a equipa de suporte pressionando CTRL + ALT + Backspace também a partir dos ecrãs de “wizard”
- Correcção: Os cabeçalhos das várias grelhas não estavam a aparecer
- Correcção: A janela para reportar um erro a importar estava mal formatada
- Correcção: Os atalhos de teclado com a tecla CTRL estavam a funcionar por engano também nos wizards de arranque
- Correcção: Algumas correcções subtis na importação
A versão 1.22 foi lançada no mesmo dia que a 1.21 e corrige um erro na importação que apareceu na 1.21.
Boonzi Desktop v1.20 – 22/08/2014
Melhorias drásticas na aprendizagem da auto-categorização
Descobrimos que a auto-categorização não estava a funcionar correctamente durante a importação. Isto é, o sistema de aprendizagem funcionava bem na primeira categorização de uma entidade, mas a partir daí, em certos cenários, deixava de aprender com o utilizador. Isto foi corrigido, pelo que a experiência de auto-categorização deve melhorar bastante.
Alteramos também o mecanismo de aprendizagem para aprender com o utilizador também quando este categoriza fora da importação.
Outras melhorias:
- Melhoria: Alguns retoques no interface gráfico
- Correcção: O relatório da evolução das despesas numa entidade não actualizava os seus valores quando estava aplicado um filtro
- Correcção: Ao importar de tabelas Excel com colunas de Categorias, por vezes eram criadas múltiplas categorias repetidas
- Correcção: O Boonzi encravava ao pressionar “Enter” nos ecrãs para juntar categorias ou entidades
- Correcção: O sistema de reporting de erros não estava a informação completa sobre os erros ocorridos
- Correcção: Se o utilizador apagasse entidades ou categorias rapidamente, por vezes podia surgir um erro
Próximos passos
Simultâneamente a estas melhorias, estamos a avançar com o Mega-Budgets. Já estamos numa etapa avançada, em que já é possível criar orçamentos para os próximos meses, prevendo quanto vamos poupar (ou quanto vai faltar) em cada mês, e qual será o nosso saldo futuro. Além dos “acabamentos” que ainda temos a fazer nesta secção, temos agora o desafio de redesenhar a Visão Geral para acomodar o Mega-Budgets [ versão Beta 1 Beta 3 lançada a 11/12/2014 – saiba mais aqui ]
Assim que a completarmos (algumas semanas), vamos disponibilizar um Beta Privado a quem quiser testar as novidades antes de as disponibilizarmos publicamente.
Deixo aqui um “sneak peek” do Mega-Budgets, ainda numa versão muito preliminar (neste momento já estamos um pouco mais avançados):
https://www.youtube.com/watch?v=sGXzNWWk1Yg
Entretanto, prevemos lançar mais algumas versões com melhorias subtis, como as acima. Mais novidades em breve!
Comentários
Deixo aqui uma sugestão para futuros desenvolvimentos.
Seria conseguir comparar Categorias, ou seja, Despesas vs Receitas. Ou seja, para algum tipo de investimento, se por acaso houver receita, conseguir saber no final de 3 meses se o essa Categoria está a negativo ou a positivo.
Continuação de um bom trabalho.
Boa tarde,
Gostava de deixar uma sugestão para futuros updates.
Na agenda ser possivel anexar documentos como acontece com as transações.
Obrigado e parabéns pelo trabalho desenvolvido.
O BBVA alterou o seu site e, tanto a data como a data valor dos movimentos, surgem simultaneamente na mesma coluna. O Boonzi, ao importar os dados, fica confundido e assume tudo com a data da importação. Há alguma coisa que se possa fazer?
Olá Maria Luísa,
Obrigada pela informação sobre o BBVA! Poderia enviar-nos uma captura de ecrã das colunas do Boonzi durante a importação para support@boonzi.com ?
Entretanto, se o BBVA tiver disponível a opção de exportar para CSV, tente utilizar este método para importar o seu extracto no Boonzi enquanto procuramos uma solução. 🙂
Ficamos assim à espera da sua captura de ecrã.
Obrigada!