Hoje colocamos no ar o Boonzi Desktop v1.23, que, tal como nas actualizações “silenciosas” que temos feito nas últimas semanas, introduz diversas melhorias e correcções. Neste artigo apresentamos as novidades nas versões 1.23, 1.22, 1.21 e 1.20.

Boonzi Desktop v1.23 – 05/09/2014

Novo tipo de relatório: evolução das despesas e receitas ao longo do tempo

Este era um dos relatórios essenciais que faltava no Boonzi: ver num gráfico como é que o total de despesas e receitas mensais tem evoluído ao longo do tempo. Agora já é possível consultar esta informação: basta ir a Relatórios > Evolução e no “Tipo”, escolher “receitas vs despesas”.  Aqui vai um exemplo do que verá no novo relatório:

expensesvsincome-1024x585

Despesas vs Receitas

Recordo que na versão 1.19 introduzimos um relatório semelhante, mas que analisa categorias e entidades isoladamente.

Sincronização automática ao entrar e sair do Boonzi

Esta opção pode ser activada em Configuração > Perfil, clicando na “checkbox” da imagem abaixo. Ao activá-la, sempre que fechar ou abrir o Boonzi, os seus dados são automaticamente sincronizados.

sync

Sincronização

Filtros dos relatórios são gravados ao entrar e sair do Boonzi

Agora, se visitar um determinado relatório e mudar os vários filtros (visualização, período, etc), fechar o Boonzi, e voltar a abri-lo, este manterá a visualização que tinha definido. Ou seja, se prefere ver o gráfico de categoria sempre em modo de “pie-chart”, agora o Boonzi mantem a sua preferência. Recordo que anteriormente os relatórios faziam sempre “reset” quando fechava o Boonzi.

filtros

Filtros gravados

Outras melhorias

  • Melhoria: Adicionamos suporte à coluna “Sinal” do Banco BIC
  • Melhoria: Melhoradas algumas expressões linguísticas
  • Correcção: Corrigido erro raro na sincronização

Boonzi Desktop v1.22 e v1.21 – 29/08/2014

Ver transacções ao clicar numa categoria do novo relatório de despesas ao longo do tempo

Passou a ser possível consultar as transacções usadas para gerar o relatório de despesas nas categorias e entidades ao longo do tempo. Para isso basta clicar sobre a categoria correspondente.

transaccoes

Detalhe de transacções

Outras melhorias:

  • Melhoria: Passou a ser possível enviar screenshots para a equipa de suporte pressionando CTRL + ALT + Backspace também a partir dos ecrãs de “wizard”
  • Correcção: Os cabeçalhos das várias grelhas não estavam a aparecer
  • Correcção: A janela para reportar um erro a importar estava mal formatada
  • Correcção: Os atalhos de teclado com a tecla CTRL estavam a funcionar por engano também nos wizards de arranque
  • Correcção: Algumas correcções subtis na importação

A versão 1.22 foi lançada no mesmo dia que a 1.21 e corrige um erro na importação que apareceu na 1.21.

Boonzi Desktop v1.20 – 22/08/2014

Melhorias drásticas na aprendizagem da auto-categorização

Descobrimos que a auto-categorização não estava a funcionar correctamente durante a importação. Isto é, o sistema de aprendizagem funcionava bem na primeira categorização de uma entidade, mas a partir daí, em certos cenários, deixava de aprender com o utilizador. Isto foi corrigido, pelo que a experiência de auto-categorização deve melhorar bastante.

Alteramos também o mecanismo de aprendizagem para aprender com o utilizador também quando este categoriza fora da importação.

Outras melhorias:

  • Melhoria: Alguns retoques no interface gráfico
  • Correcção: O relatório da evolução das despesas numa entidade não actualizava os seus valores quando estava aplicado um filtro
  • Correcção: Ao importar de tabelas Excel com colunas de Categorias, por vezes eram criadas múltiplas categorias repetidas
  • Correcção: O Boonzi encravava ao pressionar “Enter” nos ecrãs para juntar categorias ou entidades
  • Correcção: O sistema de reporting de erros não estava a informação completa sobre os erros ocorridos
  • Correcção: Se o utilizador apagasse entidades ou categorias rapidamente, por vezes podia surgir um erro

Próximos passos

Simultâneamente a estas melhorias, estamos a avançar com o Mega-Budgets. Já estamos numa etapa avançada, em que já é possível criar orçamentos para os próximos meses, prevendo quanto vamos poupar (ou quanto vai faltar) em cada mês, e qual será o nosso saldo futuro. Além dos “acabamentos” que ainda temos a fazer nesta secção, temos agora o desafio de redesenhar a Visão Geral para acomodar o Mega-Budgets [ versão Beta 1 Beta 3 lançada a 11/12/2014 – saiba mais aqui ]

Assim que a completarmos (algumas semanas), vamos disponibilizar um Beta Privado a quem quiser testar as novidades antes de as disponibilizarmos publicamente.

Deixo aqui um “sneak peek” do Mega-Budgets, ainda numa versão muito preliminar (neste momento já estamos um pouco mais avançados):

https://www.youtube.com/watch?v=sGXzNWWk1Yg

Entretanto, prevemos lançar mais algumas versões com melhorias subtis, como as acima. Mais novidades em breve!

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?