Construa o seu futuro financeiro no novo Boonzi 40
A partir de hoje o seu futuro financeiro está nas suas mãos! Lançamos hoje o novo Boonzi 40 que revoluciona completamente a forma como gere o seu dinheiro ajudando-o a preparar o dia de amanhã e a construir um futuro com menos preocupações.
Reactivo vs Pró-activo?
As versões anteriores do www.boonzi.pt/eram excepcionais a lidar com o Passado e o Presente. Isto é, permitiam-lhe conhecer com precisão os seus hábitos financeiros (Passado), e a ter a consciência exacta da sua situação financeira actual (Presente).
Mas uma boa gestão do dinheiro implica uma visão e preparação do futuro. Implica definirmos objectivos e tomarmos hoje boas decisões para estarmos preparados para o dia de amanhã.
Implica adoptar uma postura pró-activa em relação ao seu dinheiro, planeando o destino de cada Euro. Terá o controlo real do seu futuro conseguindo prever com precisão quanto dinheiro terá em qualquer um dos meses futuros, quanto será capaz de poupar mensalmente, e estará preparado para as grandes despesas anuais – como o IMI, o seguro do carro, da casa, etc.
O que é o Boonzi 40?
O Boonzi 40 oferece-lhe o controlo do seu futuro financeiro através do seu inovador sistema de orçamentação que lhe permite especificar quanto tenciona gastar e receber em cada categoria, para cada um dos próximos meses. O Boonzi 40 não só o ajuda a construir o orçamento de cada mês futuro, como calcula a sua poupança e saldo futuros, de forma a que saiba com precisão quanto dinheiro terá disponível no final de cada mês, ou mesmo daqui a um (ou vários) ano(s).
Sempre que orçamenta um mês futuro, o Boonzi mostra-lhe se o seu dinheiro será insuficiente para fazer face às despesas desse mês, ou, pelo contrário, se será capaz de cumprir um determinado objectivo de poupança – como aquelas férias merecidas.
Depois de construir o seu plano o www.boonzi.pt/ajuda-o a cumpri-lo. Sempre que regista as suas despesas e receitas ou importa o seu extracto bancário, o www.boonzi.pt/ mostra imediatamente quais as categorias em risco de incumprimento e recalcula o seu saldo futuro em função destes desvios, para qualquer um dos meses futuros.
E se surgir um imprevisto ou se tiver que se desviar do seu plano, é fácil retocar os orçamentos de forma a cumprir os seus objectivos. Tudo de uma forma automática, rápida e inteligente.
Criamos um vídeo que mostra como é fácil planear o futuro financeiro nos novos orçamentos do Boonzi 40:
Quais os benefícios do Boonzi 40?
O Boonzi 40 ajuda-o:
- A acabar com a incerteza do dia de amanhã. Estará preparado para os encargos futuros e deixará de ser apanhado desprevenido sem dinheiro na conta para pagar aquelas grandes despesas pontuais (IMI, seguro do carro, revisão, Natal, aniversários, etc)
- A saber quanto dinheiro terá na conta no final de cada um dos próximos meses
- A saber quanto conseguirá poupar no final de cada mês caso se mantenha fiel ao seu plano, recalculando a previsão sempre que se desvia
- A definir objectivos de poupança claros e reais, e acompanhar o seu cumprimento. Caso falhe algum, o Boonzi adapta-se e mostra-lhe logo o impacto que esse desvio terá no seu futuro
- A perceber o impacto real que os seus créditos têm no orçamento mensal, e a adaptar o seu orçamento mensal de forma a acabar com estas dívidas
- A adquirir uma visão de longo prazo das suas finanças
- A obter poupanças anuais significativas
- A adquirir o controlo real sobre o seu dinheiro, e a eliminar o stress causado pela incerteza do futuro.
Algumas imagens
Como funciona?
Recomendo este vídeo no qual a Catarina explica como construir o seu futuro no Boonzi 40 e abaixo deixo uma explicação dos três novos ecrãs.
A orçamentação divide-se em três momentos:
- Criação de Orçamentos
- Acompanhamento (e ajuste) de orçamentos
- Visão Geral
1. Criação de Orçamentos
O primeiro passo consiste na criação dos seus orçamentos mensais. Ao visitar a nova secção de orçamentos pela primeira vez, verá o ecrã de criação de orçamento.
Neste ecrã irá definir os limites de despesas e receitas em cada categoria do mês escolhido.
Se já utilizar o www.boonzi.pt/há algum tempo, o Boonzi auto-preenche cada categoria com as suas receitas e despesas típicas, poupando-lhe trabalho.
Poderá corrigir o auto-preenchimento usando as ajudas à direita (no menu “Auto-Preencher”). Por exemplo, se clicar em “Despesas e Receitas de Set’14″, irá auto-preencher todas as categorias com os valores que gastou/recebeu no mês que escolheu, e depois só terá que corrigir as diferenças.
Para acertar o limite de uma categoria, basta clicar sobre a célula correspondente (por exemplo, combustível), e preencher o valor que tenciona gastar com a mesma. Ao clicar na célula, aparece uma pequena ajuda que lhe mostra quanto gastou nessa categoria no mês anterior, no ano anterior, qual a média de gastos, etc. Poderá também clicar sobre qualquer um dos valores desta ajuda para auto-preencher com esse número.
Sempre que altera algum valor, o www.boonzi.pt/actualiza o resumo, indicando quando vai gastar e receber nesse mês, e quanto sobrará (ou faltará) no final. Ou seja, saberá sempre se está dentro do orçamento, e que poupança obterá.
O Boonzi mostra-lhe também se terá dinheiro suficiente para fazer face às despesas sem contar com as receitas. O objectivo é que, com o tempo, consiga preparar o mês seguinte com as receitas do mês anterior
Deverá definir os limites para todas as despesas e receitas que espera realizar neste mês. Tente não se esquecer de nada, e ser o mais preciso possível – desvios ou “esquecimentos” que parecem pequenos fazem grande diferença no seu orçamento mensal, como se aperceberá à medida que for utilizando estas novas ferramentas. Quando tiver terminado, clique em criar orçamento.
O ideal é que tente orçamentar logo entre 6 a 12 meses, sabendo que pode mais tarde acertar com facilidade algum erro de previsão.
2. Acompanhamento de Orçamentos
Depois de criar o orçamento mensal, é fácil acompanhá-lo. No ecrã de orçamentos, verá várias barras, uma para cada categoria, que lhe indicarão se está a cumprir ou não os limites que definiu. Se a barra estiver a verde, está no bom caminho. A amarelo, significa que tem que ter cuidado. E a vermelho, é porque ultrapassou o limite, e o seu orçamento já não será cumprido.
Ao fundo do ecrã, terá sempre um resumo que lhe indica quanto dinheiro terá no início do mês, quanto vai poupar, e quanto dinheiro terá no final do mês. Ou seja, saberá logo com quanto dinheiro ficará na conta quando o mês terminar.
Se passar o rato sobre este resumo, aparecerá uma pequena tabela. Esta tabela mostra a comparação entre os valores actuais (quanto gastou e recebeu até agora), os valores orçamentados (quanto previu gastar e receber), e os valores previstos (quanto é que o www.boonzi.pt/prevê que realmente gastará caso já tenha ultrapassado algum limite).
Poderá a qualquer momento corrigir algum dos limites. Para isso, clique sobre a barra a corrigir, e verá à direita uma pequena caixa para editar o limite. Especifique o novo valor ou utilize o “popup” de auto-preenchimento, e carregue em “Enter”. Já está! O www.boonzi.pt/irá recalcular as suas poupanças e saldo previstos, tanto deste mês como dos futuros.
Caso precise de refazer o orçamento desse mês ou alterar várias categorias, pode clicar no atalho para “Editar orçamento”, no topo, para mudar a visualização para o modo de edição.
As setas no topo permitem-lhe navegar para o orçamento seguinte e anterior. Poderá também navegar com o teclado ou clicar sobre o mês actual para ver uma lista de meses futuros já orçamentados.
Se avançar para um mês não orçamentado, verá o ecrã de criar novo orçamento, mas desta vez já vem preenchido com os valores que orçamentou no mês anterior. Ou seja, os orçamentos seguintes são sempre mais rápidos de criar – bastar-lhe-á ajustar as diferenças entre meses.
Para tirar o máximo partido da orçamentação, deve procurar criar logo o orçamentos para o máximo de meses possível. Isto dar-lhe-á uma visão de longo prazo das suas finanças, e fará com que esteja sempre preparado para os encargos futuros.
3. A nova Visão Geral
O ecrã de Visão Geral foi completamente refeito. Uma das grandes novidades, é o facto deste tirar melhor partido da largura do ecrã. Se tiver uma janela maior, verá mais paineis. Se a janela for menor, estes serão empilhados numa coluna única.
A leitura é mais clara e rápida, apesar de mostrar bastante mais informação. Um dos novos painéis, é o da Posição Financeira, que mostra de forma rápida quanto dinheiro tem por tipo de aplicação. Por exemplo, consegue saber rapidamente o seu total em “fundo de maneio”, “poupanças”, créditos, etc.
À esquerda, verá o painel de Orçamentos em Destaque, que exibe não só as barras das categorias em risco de incumprimento, mas também um resumo de quanto irá poupar, e com quanto dinheiro ficará no final do mês.
Outros dois novos painéis, que aparecem à direita quando tem largura suficiente no ecrã, são o de Previsões e o de Posições Futuras. O painel de Previsões mostra uma tabela com o valor da poupança prevista nos próximos meses, e a sua posição financeira no final de cada mês. Quanto ao painel de Posições Futuras, este mostra de forma gráfica a variação do seu saldo nos próximos meses.
Devo orçamentar todas as contas?
O ideal é que orçamente apenas o seu conjunto de contas com elevada liquidez (Fundo de Maneio, Cartão de Crédito e alguns tipos poupanças), e exclua as restantes (Créditos de longo prazo, PPR, etc). Para excluir os créditos, basta ir a Configuração > Contas, clique sobre cada uma das contas a excluir e active a opção “Excluir dos Orçamentos”.
Quero usar já o Boonzi 40!
Para usar a nova versão só terá que abrir o Boonzi e clicar no aviso de nova versão que aparece no topo. Se a sua licença já não permitir actualizações, basta que active o Boonzi Premium (gratuito por 6 meses) clicando em Configuração > Sincronização.
Caso o seu trial já tenha expirado, fique à vontade de entrar em contacto connosco e estenderemos de bom grado o seu período experimental por mais 30 dias. Recordo que pode experimentar o Boonzi gratuitamente por 30 dias descarregando-o a partir daqui.
Se foi beta-tester do “Mega-Budgets”, não se esqueça de apagar a versão Beta do seu computador e passar a usar o Boonzi 40. 🙂
O que se segue
Os nossos próximos passos consistem em:
- Refazer o nosso website e comunicação de acordo com estas novidades, preparando-o para mercados externos – está na altura de crescermos 😉
- Depois, iremos voltar às evoluções ao Boonzi Mobile que teve que ficar de lado durante os últimos meses.
Pelo meio iremos naturalmente continuar a lançar as habituais actualizações com melhorias constantes ao Boonzi.
O Boonzi 40 é resultado de muitos (muitos) meses de trabalho em que queríamos simplificar um problema complexo: oferecer-lhe o controlo do seu futuro financeiro ajudando-o a planear e a eliminar a incerteza do dia de amanhã de forma simples, rápida e precisa. O próximo passo está nas suas mãos! 🙂
Comentários
[…] É fácil esquecermos-nos de que não trabalharemos para sempre e que é precisamente quando somos mais jovens que devemos poupar para o nosso futuro “eu” reformado. Não pensar em poupar para o futuro é um erro que nos pode sair caro mais tarde. Nunca é demasiado cedo para começar a preparar a sua reforma nem para preparar o seu futuro financeiro. […]
Boa tarde,
Antes de mais quero deixar os meus parabéns a toda a vossa equipa pelo Boonzi.
Gostaria de saber se é possível ter na versão Mobile a visualizaçao, já para não falar no editar e criar, a ferramenta Orçamento?
Cumprimentos
Ângelo
Boa tarde Ângelo,
Muito obrigada! 😀
Neste momento estamos focados na construção do novo website do Boonzi e na internacionalização, mas mais tarde iremos permitir a consulta dos Orçamentos no Boonzi Mobile. 🙂
[…] entanto com esta história apercebi-me de mais um uso para os Orçamentos do Boonzi. Além de me ajudarem a planear o futuro, os Orçamentos funcionam também como alertas […]
Bom dia. Deixo uma sugestão que a meu ver tem bastante importância: Na Visão Geral, gráfico Posições Futuras Orçamentadas, adicionar uma nova linha com o valor Real para termos uma visão global do Orçamentado Vs Real (ao logo do tempo)
Boa noite
Tentei atualizar a nova vers\ao do Boonzi, mas além de não ter conseguido efetuar a atualização, todos os orçamentos que tinha feito desapareceram 🙁
Estive a utilizar a versão Beta ao longo deste tempo, será por isso?
Obrigada pela ajuda.
Sílvia
Sem efeito, já consegui atualizar e os orçamentos estão todos carregados 🙂
Obrigada,
Sílvia
[…] [actualização 05/01/2015 – já está disponível o Boonzi 40, que já contempla os novos orçament… […]
[…] Lançamos hoje a versão oficial do Boonzi 40 que já contempla o Mega-Budgets na sua secção de Orçamentos. Saiba tudo sobre o Boonzi […]
[…] Lançamos hoje a versão oficial do Boonzi 40 que já contempla o Mega-Budgets na sua secção de Orçamentos. Saiba tudo sobre o Boonzi […]
[…] – Lançamos hoje a versão oficial do Boonzi 40 que já contempla o Mega-Budgets na sua secção de Orçamentos. Saiba tudo sobre o Boonzi 40 […]
[…] de orçamentos, que é agora extremamente poderosa – o ideal será ver todas as novidades neste artigo. A secção de orçamentos das versões anteriores do Boonzi era muito (muito!) limitada e […]
Agora, para eu aderir ao Boonzi, só falta criarem a opção de Centro de Custos.
Parabens por mais esta muito util ferramenta, embora confesso que tenho que explorar mais. Uma das alterações que notei e não vi referida na apresentação da nova versão é as transferência que antes não aceitavam ser categorizadas e agora permitem-no. Fiquei algo sem saber o que fazer na arrumação das contas… por exemplo antes o pagamento da amortização de um empréstimo qualquer era considerado uma transferência e não uma despesa agora parece que pode ser as duas coisas…!? estarei certo?
Olá Francisco,
para responder a esta questão (entre outras), publiquei um novo artigo com as perguntas frequentes do Boonzi 40 – https://www.boonzi.pt/blog/perguntas-frequentes-boonzi-40/
Veja sobretudo:
– Com as novidades do Boonzi 40, terei que alterar o meu “workflow” habitual?
– O que muda com a possibilidade de categorizar transferências?
– Mas a categorização da transferência muda, por exemplo, a forma de gerir o meu crédito à habitação (ou outros créditos)?
Também útil:
– Devo orçamentar todas as minhas contas ou excluir algumas? O que recomendam ?
Boa noite, comecei a utilizar a versão anterior em trial… Para os extractos de bancos portugueses tudo funcionou muito bem. Uma vez que estou a iniciar um emprego no estrangeiro gostaria de saber se também funciona com bancos estrangeiros. Obgdo.
Olá José,
o algoritmo da importação de extractos é genérico, pelo que não funciona só com bancos portugueses. Porém, poderão haver algumas nuances de banco para banco. O ideal será que experimente a importação no banco estrangeiro, e caso não funcione, submeta para nós o relatório de falha na importação para analisarmos.
[…] Boonzi é o meu […]
Boa Tarde!
parabéns pelo lançamento mas eu cá ainda não vi nada 🙁
ao abrir o boonzi avisou me da actualização, eu seleccionei para actualizar e fechou automaticamente e reportou um erro (que enviei à equipa)
agora ao tentar abrir reporta sempre erro e não avança 🙁
podem ajudar?
obrigada
Olá Mariline,
falei com a nossa equipa de suporte (i.e. a Catarina :o) ) que me disse que já respondeu ao relatório erro, e que este aconteceu por ter actualizado a partir da versão Beta.
Espero que tenha ficado resolvido 🙂
Boa tarde,
Está a acontecer-me o seguinte: ao editar o orçamento, apenas defino um valor nas categorias que quero ver orçamentadas. Após gravar, ao visualizar o orçamento, são mostradas categorias que não orcamentei. Era suposto isto acontecer?
Obrigado
Sim, sendo algo indispensável! Significa que já fez despesas (ou receitas) nessas categorias, e não definiu limites para as mesmas. O Boonzi considera-as, e usa-as para prever o(s) seu(s) saldo(s) futuro(s).
O ideal é que tente ser o mais preciso nos seus orçamentos, para assegurar uma boa previsão. Se houverem desvios face à sua previsão – que é o caso que reportou -, o Boonzi toma em conta esses desvios para a previsão deste mês e para os meses seguintes.
Poderá ajustar os limites dessas categorias com facilidade – basta que clique na barra que não orçamentou (e estará a vermelho) e aparece a caixinha de edição à direita.
E quando orçamentar o mês seguinte pode usar a funcionalidade de “auto-preencher com base no orçamento anterior”, ajustando só as diferenças entre meses. 😉
Olá João,
Deveria ser possível não mostrar nos orçamentos rubricas que não foram orçamentadas. Faz todo o sentido. Qual o meu interesse em visualizar nos orçamentos que gastei 0.99 EUR em Cadernos, por exemplo, já que é uma rubrica que não me interessa orçamentar?
Olá,
Nas versões anteriores, orçamentar significava “escolher algumas categorias nas quais quero cortar”.
No Boonzi 40, orçamentar significa “construir um plano realista que me permita atingir objectivos e saber onde vou estar amanhã”.
Se apareceram os 0.99€ é porque se desviou em 0.99€ do plano que definiu 😉
Se não orçamentou uma categoria, significa que esperava gastar 0€ na mesma, mas não foi isso que aconteceu.
E é esse o grande poder dos novos orçamentos: é que sempre que se desvia do seu plano, o Boonzi contabiliza os desvios, recalcula a poupança mensal prevista, recalcula o seu saldo previsto para o final do mês, e o saldo para todos os meses futuros.
Um euro aqui, um euro ali – nada escapa, e assegura que as previsões de futuro no Boonzi estão sempre o tão precisas e realistas quanto possível!
Olá João,
Fica a sugestão de permitir ocultar do orçamento, categorias não orçamentadas, quando estas não são relevantes.
Obrigado
Muitos parabéns a toda a equipa. Já utilizo o vosso sistema à um ano e estou muito satisfeito. É ótimo constatar que estão atentos à inovação e a tudo o que são novas necessidades para os utilizadores utilizarem e explorarem.
Acho que vocês têm um enorme potencial e deviam de avaliar se é viável criarem uma aplicação low cost semelhante a esta e que interagisse com a aplicação existente, dentro do mesmo conceito para trabalhadores independentes (Free Lancer). Pensem nisso acho que está aí um potencial maior do que aquele que imaginam. No meu caso estaria disponível para adquirir uma coisa destas e se calhar existem muitos outros utilizadores com o mesmo interesse.
Volto a dizer muitos parabéns….
Olá Esta ferramenta é excelente. Só tenho é que me mentalizar para registar todas as despesas… :):) Recomendo é mesmo uma ajuda para controlarmos o nosso bolso. A equipa do Boonzi está de parabéns.
E para quem tem a versão anterior, é possível um update?
Olá Carlos,
o update está disponível para todos os utilizadores cujos updates não tenham expirado (as licenças incluem um ano de updates), ou que tenham o Premium activo.
Se tiver uma versão muuuuito antiga do Boonzi (que não permita activar os 6 meses de Premium), contacte o nosso suporte que nós damos uma ajudinha 😉
Bom dia,
Fui um utilizador do YNAB durante algum tempo e é com agrado que vejo que introduzem esta nova funcionalidade.
Encontro-me a testar o boonzi há já alguns dias e esta atualização terá peso na minha avaliação.
Para a vossa expansão, sugiro que se proponham a lojas online como o Steam, onde poderão concorrer directamente com outros programas do género, nomeadamente o o YNAB.
Cumprimentos
Olá Hugo,
obrigado pelo feedback! O YNAB é também um excelente produto, embora prefira de longe o Boonzi 40 – mas eu sou suspeito… ;).
Boa sugestão, a do Steam – por acaso já estava na nosso to-do. O nosso próximo passo é reconstruir a comunicação (website, e outros suportes) preparando-a para outros mercados, e aí sim, iremos garantidamente apostar nas várias lojas online.
Se conhecer mais lojas, não hesite em partilhar – vamos precisar de todas!
Parabéns por este grande lançamento!
Mas Boonzi 40? “40”?
Olá Bruno,
estava a pensar se deveria fazer um post a partilhar a curiosidade do “40”, mas assim fica a explicação em comentário. 😉
O Boonzi estava na versão 1.38. Não oficialmente existiu a 1.39 (a.k.a “MegaBudgets Beta”), e esta seria a versão 1.40.
Mas já nos queríamos livrar do “1” há algum tempo.
É que nos dias que correm o “1” não serve para nada – o que é uma versão “2” num software que evolui todas as semanas?
Então adoptamos a estratégia de versioning do Chromium da Google – http://www.chromium.org/developers/version-numbers – que tem uma política de actualizações idêntica à nossa.
Daí o “Boonzi 40”. 🙂
A partir de agora evoluirá para 41, 42, 43… sempre que houver uma novidade, e para 40.1, 40.2, 40.3… sempre que houver uma correcção de bug ou pequena melhoria.
Por acaso ainda me tinha lembrado disso, mas como não existiu a versão 1.39 pensei que pudesse ter outro significado!
Obrigado pela explicação!
Simplesmente fantásticooooooooo…brutal…Obrigado