Neste artigo partilho a lista das funcionalidades mais solicitadas, faço o ponto de situação de cada uma, e revelo quais os próximos passos do Boonzi.

Não só nos surgem diariamente ideias para novas funcionalidades, como recebemos imenso feedback, que registamos religiosamente numa Wishlist. Este artigo é dedicado aos pedidos mais frequentes e às funcionalidades que consideramos indispensáveis.

O Boonzi, hoje

Com apenas um ano e meio de vida, o Boonzi é actualmente uma aplicação sólida e completa, ajudando-nos de forma simples e eficaz a perceber o que fazemos ao dinheiro.

Permite-nos fazer análises detalhadas às despesas e receitas sem que sejamos obrigados a perder tempo a registar transacções uma a uma – graças à inovadora importação de extractos do e-banking através de um copy/paste.

O sistema multi-conta facilita a análise simultânea dos gastos em várias contas, fazendo do Boonzi uma solução excelente para a gestão do orçamento de toda a família. E a sincronização com a Cloud e o Boonzi Mobile simplificam o acesso aos dados em quaquer lugar, e permitem o registo imediato das transacções em dinheiro.

Isto, entre muitas outras funcionalidades. Mas há muito mais que queremos incluir no Boonzi, e decidir qual o próximo passo nunca é uma tarefa fácil. Abaixo partilhamos a lista de funcionalidades mais pedidas e o ponto de situação das mesmas.

As funcionalidades mais pedidas

Secção de orçamentos mais poderosa (Mega-Budgets)

[actualização 05/01/2015 – já está disponível o Boonzi 40, que já contempla os novos orçamentos]

A secção de orçamentos é, sem dúvida, a secção mais limitada do Boonzi. Não permite orçamentar receitas, não permite consultar o orçamento de meses passados, nem criar orçamentos futuros, por exemplo.

budget

Queremos não só mudar isto, como fazer desta secção a mais poderosa do Boonzi. Aliás, temos algumas ideias para criar algo único a nível mundial. Queremos ajudá-lo a construir rapidamente um plano que lhe permite saber hoje quanto dinheiro terá (com precisão) na conta no final dos próximos meses ou anos. Esse plano consiste em dar um destino a cada cêntimo futuro, de forma a que o Boonzi consiga calcular o que vai acontecer ao seu saldo no final de cada mês. Depois, ser-lhe-ão apresentados os objectivos definidos de forma simples, para que os cumpra – e sempre que há um desvio, o Boonzi recalculará os saldos futuros.

Ou seja, conseguirá por exemplo, prever que quando chegar a Junho pode não ter dinheiro na conta para pagar o Seguro do carro. Ou, criar um plano de forma a que consiga colocar de lado dinheiro suficiente para criar um PPR. Entre muitas outras possibilidades.

Refazer a secção de orçamentos é um dos nossos maiores objectivos estratégicos e está novamente no topo das nossas prioridades. Já tínhamos partilhado esta intenção em Outubro do ano passado, mas entretanto o desenvolvimento da Boonzi Cloud e o Boonzi Mobile saltaram para o topo da lista e consumiram todo o tempo dos meses seguintes. Se não surgir nenhum imprevisto esperamos regressar ao desenvolvimento do “Mega-Budgets” dentro de dias, num processo que demorará várias semanas até a primeira release ver a luz do dia.

Veredicto: Prioritário, urgente, estratégico, e para recomeçar em breve!

Contas multi-divisa

Embora só seja útil para algumas pessoas – aquelas que possuem contas em mais que uma moeda, como euros e dólares -, esta é uma funcionalidade que nos é pedida frequentemente. Até porque são raras as aplicações que conseguem resolver este problema convenientemente. O que se pretende é que possa definir qual a moeda de cada conta, embora a análise do agregado do património financeiro seja feita na mesma moeda. Todas as conversões devem ser calculadas pelo Boonzi automaticamente de acordo com a taxa de câmbio em vigor.

divisa

Esta funcionalidade, porém, não é de implementação fácil. Ainda não sabemos ao certo como resolver de forma prática o problema das transferências entre contas em diferentes divisas, ou como fazer as conversões quando estamos desligados da Internet (ou seja, sem acesso às taxas de cambio).

Não se trata de uma funcionalidade no topo das prioridades (os orçamentos são muito mais prioritários), mas é algo muito importante para o Boonzi, até por ser das funcionalidades mais pedidas. Não sabemos quando, mas é algo que iremos definitivamente analisar a fundo mais tarde, procurando soluções para os problemas acima.

Veredicto: Queremos muito incluir no Boonzi (mas ainda não sabemos como)

Tags / centros de custos

Os relatórios do Boonzi são muito simples de utilizar, mostrando toda a informação necessária. Os vários filtros, usados em conjunto, permitem construir análises detalhadas, que cobrem quase todos os casos. Porém, imagine que vai de férias e quer ver as despesas agrupadas por categoria – mas só as despesas relativas às férias. Actualmente, pode resolver este problema criando uma nova categoria para as férias – porém, não é a solução mais prática.

tags

O ideal seria é permitir associar uma ou várias tags a cada transacção, podendo as tags ser usadas como filtro nos relatórios. Isto é, permitir-nos ver a distribuição das despesas por categoria, mas só numa determinada tag.

Esta funcionalidade interessante já foi solicitada algumas vezes. Consideramos uma excelente melhoria ao Boonzi, mas por agora há ainda outras funcionalidades mais prioritárias.

Veredicto: Algo a incluir no Boonzi futuramente

Mudar a data de “início do mês”

Esta é, de longe, a solicitação mais frequente. Porém, temos “mixed feelings” em relação a esta solicitação. Este pedido é feito porque muitas pessoas gerem o seu orçamento em função do vencimento anterior. Como o vencimento não é recebido no dia 1, é-nos pedido para que no Boonzi o mês possa ser definido para começar na data da recepção do vencimento. Acontece que esta estratégia de gestão do orçamento, conhecida por living paycheck-to-paycheck, é desaconselhada e perigosa.

inicio-mes

Uma boa gestão do orçamento deve ser feita numa óptica anual, e deve ter em conta o impacto que as despesas periódicas futuras (tanto as esperadas como as imprevistas) tem no orçamento de hoje. Isto é, devemos planear o orçamento tendo em conta não o dinheiro que recebemos e gastamos este mês, mas sim o dinheiro que temos actualmente, somado ao que pensamos receber, e distribuído pelas despesas que esperamos ter nos próximos meses.

Confuso? No fundo, este é o problema que pretendemos resolver no “Mega-Budgets“, referido acima! Ajudá-lo a assegurar que o seu dinheiro dará cobertura às despesas futuras, sabendo exactamente quanto lhe sobrará no final de cada mês. Ou seja: o importante não é o “quanto recebeu para gastar”, mas sim “com quanto vai ficar depois de gastar o que pensa gastar”!

Como vamos refazer a secção de orçamentos, estamos a ponderar não incluir esta funcionalidade no Boonzi. Até porque estaríamos a induzir as pessoas a seguir uma estratégia desaconselhada de gestão do orçamento mensal.

Veredicto: Não vamos incluir no Boonzi (mas vamos fazer algo muito melhor com os novos orçamentos)

Mais funcionalidades no Boonzi Mobile / versão para tablets

O Boonzi Mobile disponibiliza actualmente as funcionalidades indispensáveis, e que fazem mais sentido num smartphone: permite consultar as transacções e o património global, permite inserir as despesas no momento em que estas ocorrem, permite análises rápidas aos relatórios de despesa por categoria, e permite sincronizar tudo isto com o computador ou outros telemóveis.

mobile1

Porém, os dispositivos móveis estão cada vez mais poderosos e muitas pessoas começam a exigir que as aplicações móveis consigam fazer quase tudo o que os seus equivalentes desktop fazem – mesmo que depois acabem por não usar todas as funcionalidades por serem desconfortáveis num touchscreen. Sabendo o impacto dos smartphones e tablets, que continuarão a crescer exponencialmente, vamos continuar a nossa aposta no Boonzi Mobile acrescentando funcionalidades periódicamente. Nem tudo o que funciona num PC é possível num dispositivo móvel (p.ex., a importação de extractos), mas continuaremos a evoluir o Boonzi Mobile e a aproximá-lo do Desktop.

As próximas funcionalidades na lista são:

  1. permitir configurar o Boonzi Mobile para que possa arrancar no ecrã de adicionar transacção, (disponível em 23/07/14)
  2. auto-detectar a entidade e categoria de uma nova transacção através da geo-localizacão,
  3. permitir acrescentar notas às transacções,
  4. tentar adaptar o interface para tirar partido dos tablets.

Posteriormente decidiremos qual a próxima funcionalidade a incluir no Boonzi Mobile. E aqui o seu feedback tem um papel crucial: partilhe connosco a funcionalidade do Boonzi Mobile que sente mais falta para nos ajudar a perceber o que é mais importante!

Veredicto: O Boonzi Mobile estará sempre em evolução contínua

Permitir esconder contas

Esta “pequena” lacuna do Boonzi é uma que nos tem dado muito que pensar. Imagine que criou no Boonzi uma conta de depósito a prazo, que entretanto venceu e por isso transferiu o seu saldo total para a conta à ordem. Ou seja, o depósito a prazo fica a zeros. Deixa de fazer sentido ver esta conta no interface, pelo que decide apagá-la ou escondê-la. Mas para a apagar o Boonzi obriga-o antes a editar as suas transferências, definindo o que pretende fazer com com cada uma delas – pois se não o fizesse ficaria com os seus relatórios todos errados.

apagar

Esta edição é chata e implica algum esforço. A solução passaria por permitir ao utilizador esconder a conta, mantendo as transacções visíveis: ou seja, o histórico da conta continuaria no Boonzi, mas esta deixaria de constar na lista. Porém, como deveríamos tratar as transferências que vêm desta conta (escondida) para outra (visível)? Aparecem, na mesma, como transferências, de uma conta que não “está na lista” ? Aparecem como receitas (embora o património não tenha aumentado)? Como se justificaria, no interface, o aparecimento de transacções (as transferências) de contas que não estão visíveis?

Por não termos ainda conseguido arranjar resposta a estas questões – embora tenhâmos algumas ideias – é que esta funcionalidade não está disponível. Aliás, as primeiras versões do Boonzi permitiam esconder contas, mas os problemas que referi acima causaram confusão, pelo que tivemos que esconder o botão e obrigar à edição manual de cada transferência. Se tiver sugestões que ajudem a resolver este dilema, partilhe connosco!

Veredicto: Queremos incluir no Boonzi – mas ainda não sabemos como

[Já disponível a partir do Boonzi 1.38 ou no Boonzi Beta 37]

Gestão da carteira de activos

Esta é um pedido que recebemos imensas vezes, embora seja um tema que só por si justificaria a construção de uma aplicação inteira exclusivamente dedicada ao mesmo! Já ponderamos várias vezes a inclusão no Boonzi de um ecrã de gestão da carteira de activos, e é algo que faria do Boonzi uma ferramenta absolutamente ímpar dada a fraca competição do mercado nesta área.

activos

Porém, este é um tema que só podemos abordar quando tivermos crescido *bastante*. Para podermos oferecer o conjunto mínimo de funcionalidades de gestão de activos, seria necessário termos acesso às cotações nos vários mercados. Mesmo que cotações sejam fornecidas por APIs com delay, o acesso às mesmas tem custos altos os quais não temos ainda capacidade para suportar.

Como tal, este é um tema que só poderemos abordar mais tarde. Por agora, resta-nos continuar a crescer até podermos chegar ao momento em que podemos pensar neste tema.

Veredicto: Gostaríamos de incluir no Boonzi, mas temos que crescer primeiro

Transacções com sinal contrário

Apesar de ser a funcionalidade menos solicitada, conseguiu um lugar no top. O que se pretende é que uma transacção de despesa dividida em múltiplas categorias possa ter também entradas de dinheiro (receitas), ou mesmo transferências, na própria transacção. Confuso? O objectivo seria permitir, com o Boonzi, avaliar os verdadeiros benefícios dos cartões de desconto. Por exemplo, numa despesa em hipermercado, registar que esta foi de 50€, mas que acumulou 25€ em cartão.

sinal-contrario

Já discutimos este tema internamente, mas não só não encontramos uma solução prática para o possibilitar, como consideramos que a complexidade que traria ao Boonzi não seria coberta pelo benefício. Isto é, efectivamente o Boonzi permitiria ir mais ao detalhe no que toca a gerir descontos ou outros casos semelhantes, mas em contrapartida iria complicar bastante o interface e criar confusão a todos os utilizadores.

Recordo que, embora não muito prática, esta gestão pode ser feita manualmente: pode inserir a despesa de 50€ (o valor total que teria que pagar se não tivesse promoções), e logo de seguida, pode inserir uma nova transacção de receita ou transferência relativa ao valor acumulado em cartão.

Não está, assim, nos nossos planos de curto/médio prazo vir a implementar transacções com sinal contrário, embora possa vir a ser reavaliada mais tarde.

Veredicto: Talvez mais tarde – na wishlist há bastantes funcionalidades prioritárias

Forecast

Este relatório não é muito pedido, mas é algo que queremos incluir no Boonzi. Em tempos chegamos a iniciar a implementação deste relatório, mas tivemos que a interromper para lançar a Boonzi Cloud e o Mobile.

saldo

O objectivo deste relatório é, pegando nos seus hábitos de consumo, fazer uma previsão do seu saldo a 40 anos permitindo-lhe definir regras que afectam a previsão. Por exemplo, “quanto dinheiro terei daqui a 40 anos se o meu vencimento subir 6% anualmente? E o que acontece se considerar que passo a gastar menos 300€, em média, por concluir o pagamento do crédito à habitação daqui a 5 anos?”.
Apesar de querermos muito incluir este relatório no Boonzi, será algo para avaliarmos após o lançamento do “Mega-Budgets“.

Veredicto: A incluir, mas só depois do Mega-Budgets

Porque não fazemos tudo?

Por nós, fazíamos seguramente tudo! 🙂 Porém, só conseguimos trabalhar numa funcionalidade de cada vez.

A nossa equipa actualmente é constituída por 6 pessoas, que se distribuem por: Boonzi Desktop para Windows e MacOS, Boonzi Mobile para iOS e Android, Boonzi Cloud, suporte ao cliente, CRM, marketing e comunicação, parcerias B2B2C, website, backoffice, servidores e infra-estrutura, burocracia, etc… Como tal, só conseguimos trabalhar numa ou duas frentes ao mesmo tempo.

Ou seja, um passo de cada vez, crescendo “pouco a pouco”. Num ano e meio, fizemos mais de 50 actualizações ao Boonzi Desktop, e em 5 meses, 12 actualizações ao Boonzi Mobile. Em média, colocamos mais de 3 evoluções no ar por mês. Nada mau, para uma startup. 🙂

Em resumo, o que se segue?

As nossas prioridades neste momento são:

  1. Regressar ao desenvolvimento do “Mega-budgets” nos próximos dias [ Versão final já disponível no Boonzi 40 em 05/01/2015  – saiba mais aqui ]
  2. Implementar a conta de utilizador, os mecanismos para configurar a Boonzi Cloud, eliminar a necessidade de serial, e melhorar o website

Quando concluirmos os pontos acima, iremos analisar a wishlist e decidir qual o próximo passo. É insensato prever agora qual será o próximo passo (pois a nossa realidade está sempre em mudança), mas os abaixo são bons candidatos:

  1. Forecast
  2. Suporte a contas em multi-divisa
  3. Filtros por “tags”.

Com isto, é chegado o momento de o ouvir! 🙂 Se só nos pudesse sugerir uma funcionalidade – aquela que gostaria mesmo muito de ter – qual seria?

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