As funcionalidades mais solicitadas
Neste artigo partilho a lista das funcionalidades mais solicitadas, faço o ponto de situação de cada uma, e revelo quais os próximos passos do Boonzi.
Não só nos surgem diariamente ideias para novas funcionalidades, como recebemos imenso feedback, que registamos religiosamente numa Wishlist. Este artigo é dedicado aos pedidos mais frequentes e às funcionalidades que consideramos indispensáveis.
O Boonzi, hoje
Com apenas um ano e meio de vida, o Boonzi é actualmente uma aplicação sólida e completa, ajudando-nos de forma simples e eficaz a perceber o que fazemos ao dinheiro.
Permite-nos fazer análises detalhadas às despesas e receitas sem que sejamos obrigados a perder tempo a registar transacções uma a uma – graças à inovadora importação de extractos do e-banking através de um copy/paste.
O sistema multi-conta facilita a análise simultânea dos gastos em várias contas, fazendo do Boonzi uma solução excelente para a gestão do orçamento de toda a família. E a sincronização com a Cloud e o Boonzi Mobile simplificam o acesso aos dados em quaquer lugar, e permitem o registo imediato das transacções em dinheiro.
Isto, entre muitas outras funcionalidades. Mas há muito mais que queremos incluir no Boonzi, e decidir qual o próximo passo nunca é uma tarefa fácil. Abaixo partilhamos a lista de funcionalidades mais pedidas e o ponto de situação das mesmas.
As funcionalidades mais pedidas
Secção de orçamentos mais poderosa (Mega-Budgets)
[actualização 05/01/2015 – já está disponível o Boonzi 40, que já contempla os novos orçamentos]
A secção de orçamentos é, sem dúvida, a secção mais limitada do Boonzi. Não permite orçamentar receitas, não permite consultar o orçamento de meses passados, nem criar orçamentos futuros, por exemplo.
Queremos não só mudar isto, como fazer desta secção a mais poderosa do Boonzi. Aliás, temos algumas ideias para criar algo único a nível mundial. Queremos ajudá-lo a construir rapidamente um plano que lhe permite saber hoje quanto dinheiro terá (com precisão) na conta no final dos próximos meses ou anos. Esse plano consiste em dar um destino a cada cêntimo futuro, de forma a que o Boonzi consiga calcular o que vai acontecer ao seu saldo no final de cada mês. Depois, ser-lhe-ão apresentados os objectivos definidos de forma simples, para que os cumpra – e sempre que há um desvio, o Boonzi recalculará os saldos futuros.
Ou seja, conseguirá por exemplo, prever que quando chegar a Junho pode não ter dinheiro na conta para pagar o Seguro do carro. Ou, criar um plano de forma a que consiga colocar de lado dinheiro suficiente para criar um PPR. Entre muitas outras possibilidades.
Refazer a secção de orçamentos é um dos nossos maiores objectivos estratégicos e está novamente no topo das nossas prioridades. Já tínhamos partilhado esta intenção em Outubro do ano passado, mas entretanto o desenvolvimento da Boonzi Cloud e o Boonzi Mobile saltaram para o topo da lista e consumiram todo o tempo dos meses seguintes. Se não surgir nenhum imprevisto esperamos regressar ao desenvolvimento do “Mega-Budgets” dentro de dias, num processo que demorará várias semanas até a primeira release ver a luz do dia.
Veredicto: Prioritário, urgente, estratégico, e para recomeçar em breve!
Contas multi-divisa
Embora só seja útil para algumas pessoas – aquelas que possuem contas em mais que uma moeda, como euros e dólares -, esta é uma funcionalidade que nos é pedida frequentemente. Até porque são raras as aplicações que conseguem resolver este problema convenientemente. O que se pretende é que possa definir qual a moeda de cada conta, embora a análise do agregado do património financeiro seja feita na mesma moeda. Todas as conversões devem ser calculadas pelo Boonzi automaticamente de acordo com a taxa de câmbio em vigor.
Esta funcionalidade, porém, não é de implementação fácil. Ainda não sabemos ao certo como resolver de forma prática o problema das transferências entre contas em diferentes divisas, ou como fazer as conversões quando estamos desligados da Internet (ou seja, sem acesso às taxas de cambio).
Não se trata de uma funcionalidade no topo das prioridades (os orçamentos são muito mais prioritários), mas é algo muito importante para o Boonzi, até por ser das funcionalidades mais pedidas. Não sabemos quando, mas é algo que iremos definitivamente analisar a fundo mais tarde, procurando soluções para os problemas acima.
Veredicto: Queremos muito incluir no Boonzi (mas ainda não sabemos como)
Tags / centros de custos
Os relatórios do Boonzi são muito simples de utilizar, mostrando toda a informação necessária. Os vários filtros, usados em conjunto, permitem construir análises detalhadas, que cobrem quase todos os casos. Porém, imagine que vai de férias e quer ver as despesas agrupadas por categoria – mas só as despesas relativas às férias. Actualmente, pode resolver este problema criando uma nova categoria para as férias – porém, não é a solução mais prática.
O ideal seria é permitir associar uma ou várias tags a cada transacção, podendo as tags ser usadas como filtro nos relatórios. Isto é, permitir-nos ver a distribuição das despesas por categoria, mas só numa determinada tag.
Esta funcionalidade interessante já foi solicitada algumas vezes. Consideramos uma excelente melhoria ao Boonzi, mas por agora há ainda outras funcionalidades mais prioritárias.
Veredicto: Algo a incluir no Boonzi futuramente
Mudar a data de “início do mês”
Esta é, de longe, a solicitação mais frequente. Porém, temos “mixed feelings” em relação a esta solicitação. Este pedido é feito porque muitas pessoas gerem o seu orçamento em função do vencimento anterior. Como o vencimento não é recebido no dia 1, é-nos pedido para que no Boonzi o mês possa ser definido para começar na data da recepção do vencimento. Acontece que esta estratégia de gestão do orçamento, conhecida por living paycheck-to-paycheck, é desaconselhada e perigosa.
Uma boa gestão do orçamento deve ser feita numa óptica anual, e deve ter em conta o impacto que as despesas periódicas futuras (tanto as esperadas como as imprevistas) tem no orçamento de hoje. Isto é, devemos planear o orçamento tendo em conta não o dinheiro que recebemos e gastamos este mês, mas sim o dinheiro que temos actualmente, somado ao que pensamos receber, e distribuído pelas despesas que esperamos ter nos próximos meses.
Confuso? No fundo, este é o problema que pretendemos resolver no “Mega-Budgets“, referido acima! Ajudá-lo a assegurar que o seu dinheiro dará cobertura às despesas futuras, sabendo exactamente quanto lhe sobrará no final de cada mês. Ou seja: o importante não é o “quanto recebeu para gastar”, mas sim “com quanto vai ficar depois de gastar o que pensa gastar”!
Como vamos refazer a secção de orçamentos, estamos a ponderar não incluir esta funcionalidade no Boonzi. Até porque estaríamos a induzir as pessoas a seguir uma estratégia desaconselhada de gestão do orçamento mensal.
Veredicto: Não vamos incluir no Boonzi (mas vamos fazer algo muito melhor com os novos orçamentos)
Mais funcionalidades no Boonzi Mobile / versão para tablets
O Boonzi Mobile disponibiliza actualmente as funcionalidades indispensáveis, e que fazem mais sentido num smartphone: permite consultar as transacções e o património global, permite inserir as despesas no momento em que estas ocorrem, permite análises rápidas aos relatórios de despesa por categoria, e permite sincronizar tudo isto com o computador ou outros telemóveis.
Porém, os dispositivos móveis estão cada vez mais poderosos e muitas pessoas começam a exigir que as aplicações móveis consigam fazer quase tudo o que os seus equivalentes desktop fazem – mesmo que depois acabem por não usar todas as funcionalidades por serem desconfortáveis num touchscreen. Sabendo o impacto dos smartphones e tablets, que continuarão a crescer exponencialmente, vamos continuar a nossa aposta no Boonzi Mobile acrescentando funcionalidades periódicamente. Nem tudo o que funciona num PC é possível num dispositivo móvel (p.ex., a importação de extractos), mas continuaremos a evoluir o Boonzi Mobile e a aproximá-lo do Desktop.
As próximas funcionalidades na lista são:
permitir configurar o Boonzi Mobile para que possa arrancar no ecrã de adicionar transacção,(disponível em 23/07/14)- auto-detectar a entidade e categoria de uma nova transacção através da geo-localizacão,
- permitir acrescentar notas às transacções,
- tentar adaptar o interface para tirar partido dos tablets.
Posteriormente decidiremos qual a próxima funcionalidade a incluir no Boonzi Mobile. E aqui o seu feedback tem um papel crucial: partilhe connosco a funcionalidade do Boonzi Mobile que sente mais falta para nos ajudar a perceber o que é mais importante!
Veredicto: O Boonzi Mobile estará sempre em evolução contínua
Permitir esconder contas
Esta “pequena” lacuna do Boonzi é uma que nos tem dado muito que pensar. Imagine que criou no Boonzi uma conta de depósito a prazo, que entretanto venceu e por isso transferiu o seu saldo total para a conta à ordem. Ou seja, o depósito a prazo fica a zeros. Deixa de fazer sentido ver esta conta no interface, pelo que decide apagá-la ou escondê-la. Mas para a apagar o Boonzi obriga-o antes a editar as suas transferências, definindo o que pretende fazer com com cada uma delas – pois se não o fizesse ficaria com os seus relatórios todos errados.
Esta edição é chata e implica algum esforço. A solução passaria por permitir ao utilizador esconder a conta, mantendo as transacções visíveis: ou seja, o histórico da conta continuaria no Boonzi, mas esta deixaria de constar na lista. Porém, como deveríamos tratar as transferências que vêm desta conta (escondida) para outra (visível)? Aparecem, na mesma, como transferências, de uma conta que não “está na lista” ? Aparecem como receitas (embora o património não tenha aumentado)? Como se justificaria, no interface, o aparecimento de transacções (as transferências) de contas que não estão visíveis?
Por não termos ainda conseguido arranjar resposta a estas questões – embora tenhâmos algumas ideias – é que esta funcionalidade não está disponível. Aliás, as primeiras versões do Boonzi permitiam esconder contas, mas os problemas que referi acima causaram confusão, pelo que tivemos que esconder o botão e obrigar à edição manual de cada transferência. Se tiver sugestões que ajudem a resolver este dilema, partilhe connosco!
Veredicto: Queremos incluir no Boonzi – mas ainda não sabemos como
[Já disponível a partir do Boonzi 1.38 ou no Boonzi Beta 37]
Gestão da carteira de activos
Esta é um pedido que recebemos imensas vezes, embora seja um tema que só por si justificaria a construção de uma aplicação inteira exclusivamente dedicada ao mesmo! Já ponderamos várias vezes a inclusão no Boonzi de um ecrã de gestão da carteira de activos, e é algo que faria do Boonzi uma ferramenta absolutamente ímpar dada a fraca competição do mercado nesta área.
Porém, este é um tema que só podemos abordar quando tivermos crescido *bastante*. Para podermos oferecer o conjunto mínimo de funcionalidades de gestão de activos, seria necessário termos acesso às cotações nos vários mercados. Mesmo que cotações sejam fornecidas por APIs com delay, o acesso às mesmas tem custos altos os quais não temos ainda capacidade para suportar.
Como tal, este é um tema que só poderemos abordar mais tarde. Por agora, resta-nos continuar a crescer até podermos chegar ao momento em que podemos pensar neste tema.
Veredicto: Gostaríamos de incluir no Boonzi, mas temos que crescer primeiro
Transacções com sinal contrário
Apesar de ser a funcionalidade menos solicitada, conseguiu um lugar no top. O que se pretende é que uma transacção de despesa dividida em múltiplas categorias possa ter também entradas de dinheiro (receitas), ou mesmo transferências, na própria transacção. Confuso? O objectivo seria permitir, com o Boonzi, avaliar os verdadeiros benefícios dos cartões de desconto. Por exemplo, numa despesa em hipermercado, registar que esta foi de 50€, mas que acumulou 25€ em cartão.
Já discutimos este tema internamente, mas não só não encontramos uma solução prática para o possibilitar, como consideramos que a complexidade que traria ao Boonzi não seria coberta pelo benefício. Isto é, efectivamente o Boonzi permitiria ir mais ao detalhe no que toca a gerir descontos ou outros casos semelhantes, mas em contrapartida iria complicar bastante o interface e criar confusão a todos os utilizadores.
Recordo que, embora não muito prática, esta gestão pode ser feita manualmente: pode inserir a despesa de 50€ (o valor total que teria que pagar se não tivesse promoções), e logo de seguida, pode inserir uma nova transacção de receita ou transferência relativa ao valor acumulado em cartão.
Não está, assim, nos nossos planos de curto/médio prazo vir a implementar transacções com sinal contrário, embora possa vir a ser reavaliada mais tarde.
Veredicto: Talvez mais tarde – na wishlist há bastantes funcionalidades prioritárias
Forecast
Este relatório não é muito pedido, mas é algo que queremos incluir no Boonzi. Em tempos chegamos a iniciar a implementação deste relatório, mas tivemos que a interromper para lançar a Boonzi Cloud e o Mobile.
O objectivo deste relatório é, pegando nos seus hábitos de consumo, fazer uma previsão do seu saldo a 40 anos permitindo-lhe definir regras que afectam a previsão. Por exemplo, “quanto dinheiro terei daqui a 40 anos se o meu vencimento subir 6% anualmente? E o que acontece se considerar que passo a gastar menos 300€, em média, por concluir o pagamento do crédito à habitação daqui a 5 anos?”.
Apesar de querermos muito incluir este relatório no Boonzi, será algo para avaliarmos após o lançamento do “Mega-Budgets“.
Veredicto: A incluir, mas só depois do Mega-Budgets
Porque não fazemos tudo?
Por nós, fazíamos seguramente tudo! 🙂 Porém, só conseguimos trabalhar numa funcionalidade de cada vez.
A nossa equipa actualmente é constituída por 6 pessoas, que se distribuem por: Boonzi Desktop para Windows e MacOS, Boonzi Mobile para iOS e Android, Boonzi Cloud, suporte ao cliente, CRM, marketing e comunicação, parcerias B2B2C, website, backoffice, servidores e infra-estrutura, burocracia, etc… Como tal, só conseguimos trabalhar numa ou duas frentes ao mesmo tempo.
Ou seja, um passo de cada vez, crescendo “pouco a pouco”. Num ano e meio, fizemos mais de 50 actualizações ao Boonzi Desktop, e em 5 meses, 12 actualizações ao Boonzi Mobile. Em média, colocamos mais de 3 evoluções no ar por mês. Nada mau, para uma startup. 🙂
Em resumo, o que se segue?
As nossas prioridades neste momento são:
Regressar ao desenvolvimento do “Mega-budgets” nos próximos dias[ Versão final já disponível no Boonzi 40 em 05/01/2015 – saiba mais aqui ]- Implementar a conta de utilizador, os mecanismos para configurar a Boonzi Cloud, eliminar a necessidade de serial, e melhorar o website
Quando concluirmos os pontos acima, iremos analisar a wishlist e decidir qual o próximo passo. É insensato prever agora qual será o próximo passo (pois a nossa realidade está sempre em mudança), mas os abaixo são bons candidatos:
- Forecast
- Suporte a contas em multi-divisa
- Filtros por “tags”.
Com isto, é chegado o momento de o ouvir! 🙂 Se só nos pudesse sugerir uma funcionalidade – aquela que gostaria mesmo muito de ter – qual seria?
Comentários
Boas,
Alguma previsão para a disponibilização da funcionalidade das Tags?
Aproveito para desejar um bom 2017!
Cumprimentos,
João Pereira
Olá!
Algum prognostico quanto ao suporte a contas em multi-divisa?
Cumprimentos e Bom Ano 2016!
Boa tarde Nuno,
infelizmente ainda não temos nenhum prognóstico. O nosso foco continua na internacionalização do Boonzi, que é indispensável para passarmos para a fase seguinte. Enquanto não tivermos finalizado a tradução e marketing do novo site do Boonzi será complicado termos mãos (e recursos) para implementar features mais exigentes (que é o caso da multi-divisa). Estamos a falar de mais alguns meses de trabalho antes de regressarmos ao planeamento de “big features”.
Asseguro, no entanto, que o suporte a multi-divisa está no topo da lista de prioridades para o Boonzi Desktop. 🙂
Retribuo com um excelente 2016 para si 🙂
[…] a versão mobile do Boonzi a tablets já fazia parte dos nossos planos (conforme pode ver neste artigo), pelo que se possui um destes dispositivos móveis e é utilizador do Boonzi, gostará destas […]
O Boonzi utiliza cores pastel pouco constratadas. Nalguns monitores não é possível melhorar a visibilidade nem puxando pelo constraste.
Seria ossível incluir alguns “Temas”, de modo apoder escolher o conjunto de cores mais legível?
Olá Jorge,
Obrigada pela sugestão.
Irei passá-la à equipa técnica. 🙂
Para futuras sugestões relativas ao Boonzi, envie – por favor – directamente para o nosso centro de suporte: https://www.boonzi.pt/support
Obrigada!
[…] termos de trabalho, estamos a cumprir os planos que revelamos neste artigo, ou seja, temos estado focados essencialmente na construção do novo site do Boonzi para a […]
“Se só nos pudesse sugerir uma funcionalidade – aquela que gostaria mesmo muito de ter – qual seria?”
Pois é, a funcionalidade que eu queria mesmo ter é, por acaso aquela que vocês até dizem que “é, de longe, a solicitação mais frequente”: mudar a data de “início do mês”.
E é a primeira vez que vejo uma empresa que, em vez de procurar satisfazer as necessidades dos seus clientes, vem dizer que não vai incluir no programa a funcionalidade mais solicitada, com um discurso moralista sobre como é que os clientes, que trata como néscios, devem ou não gerir as suas contas.
Têm o direito de desenharem o programa como bem entenderem; foi pena foi não terem avisado destas limitações à evolução, antes de eu o ter comprado.
Boa tarde Maria,
obrigado pelo seu comentário. Entendo que tenha ficado desiludida, tratando-se uma funcionalidade que pretenderia.
No entanto, tivemos que escolher entre permitir mudar a data de início do mês ou fazer os Mega-Budgets visto que seria muito complicado manter as duas abordagens em simultâneo no Boonzi. As ferramentas do Mega-Budgets não só eliminarão a necessidade de definir o início do mês, como lhe permitirão planear e controlar tudo o que vai acontecer no seu futuro financeiro de acordo com as boas práticas da área. Recordo que a gestão de finanças pessoais é um assunto que faz parte do nosso dia-a-dia, pelo que pedia que confiasse um pouco em nós e aguardasse mais umas semanas até termos esta grande release pronta. 🙂
Equipa do Boonzi…Alguma previsão para implementação do meu pedido SFF. Preciso da opção exportar/imprimir o estado do meu património visível no separador visão geral.
Boa tarde Filipe,
não temos ainda nenhuma previsão que possamos partilhar.
A sugestão é interessante, e está prevista para quando desenvolvermos o relatório de Património, que mostrará a posição actual dividida por tipos de contas. No entanto, temos primeiro que cumprir o plano que definimos aqui: https://www.boonzi.pt/blog/funcionalidades-mais-solicitadas/ . Neste momento, estamos prego a fundo a trabalhar no Mega-Budgets.
Nós discutimos internamente todas as sugestões que nos chegam, e entendemos perfeitamente o quão importante é cada pedido para a pessoa que o faz. No entanto, o trabalho de planeamento é complicado, em especial quando recebemos centenas de pedidos para poucas mãos. Temos que tomar decisões difíceis no que toca a prioridades, e estas tomam em linha de conta, sobretudo, a quantidade de vezes que um pedido é feito – neste caso, apenas uma vez -, mas também o impacto que tem no UX e na sustentabilidade do produto.
Agradeço mais uma vez a sua sugestão, e continue – por favor – a partilhar outras necessidades que tenha. Não conseguimos dar resposta a tudo – somos uma startup com recursos limitados – mas asseguro que deste lado não está ninguém parado!
João entendo perfeitamente a vossa realidade, já anteriormente vivi de perto essa realidade. Acrescento outra necessidade, botões de “sort by” por exemplo nas transacções por vezes prefiro ver as primeiras em cima, em outros casos ver as ultimas em cima.
Cumps e força nas unhas!
Bom dia,
Proponho à equipa do Bonzi que possibilite a exportação dos saldos das contas (balancete), visível no separador “visão geral”, dá-me imenso jeito poder imprimir essa informação para análise.
O programa está bem conseguido, parabéns. Mais informo que utilizo o programa para gestão das despesas de Villas (contas), funciona às mil e até já criei desafios de poupança para os clientes que se mostram satisfeitos!
Coisa simples! Adicionem na próxima actualização SFF.
Obrigado
Cumprimentos
Filipe Carrascalão
Grupo Amoita
Boas
Quando se importa um ficheiro .csv o programa deveria ( para mim ), como trata as categorias e subcategorias que se nao existe cria fazer o mesmo em relaçao as contas.
data;conta;categoria:subcategoria;valor
em ficheiros exportados de outros app dava muito geito
Bom trabalho
Olá António. 🙂
É realmente uma óptima ideia, mas da forma como a importação do Boonzi está desenhada – conta a conta – dificilmente conseguiremos pô-la em prática.
Obrigada pela sugestão!
Boas, sou um grande fã da vossa aplicação, pergunto-me até se serei o único que abre o programa várias vezes à toa mesmo sabendo que não modifiquei nada… isto porque a plataforma está visualmente tão “bonita” e cheia de gráficos que dá-me muito gozo olhar para ele…. serei o único?
Mas tirando este “tick” que tenho, quero agradecer a vossa dedicação e empenho, sendo uma equipa pequena que trabalham tão arduamente diariamente e é evidente o carinho para este grande alento à poupança e quem sabe à mudança significativa dos bolsos portugueses e mundiais [no meu caso que sou emigrante 🙂 , lol ]. É um pequeno passo que pode dar um outro rumo a Portugal.
Sugestões:
Gostaria de confirmar algo, a “Secção de orçamentos mais poderosa (Mega-Budgets)”
está também pensada em fazer os tais cestos de sonhos ou poupanças?
Porque realmente até agora o programa ajuda-me a ver aonde gasto mas não deixa a possibilidade que ir criando cestos de poupanças (ou os tais porquinhos mealheiros) e incentivando a direccionar o nosso dinheiro de forma focada! Mas pelo que li é isso que querem fazer e de uma forma Brutal! Se estou a confundir, deixo então a minha ideia.
Pois bem, mais uma vez muito obrigado e parabéns e não tenho dúvidas que este app se tornará na melhor aplicação mundial, já procurei várias e este é o melhor e com mais sentido de mudança!
Boa tarde Marco,
muito obrigado pelas suas simpáticas palavras! Ficamos, sem dúvida, muito orgulhosos e motivados! 😀
Relativamente à questão que coloca, os Mega-Budgets e os “cestos de poupança” são duas coisas completamente distintas, embora com o mesmo objectivo. No caso dos Cestos de Poupança, define quanto quer poupar, e vai colocando dinheiro de lado para “dentro” dos cestos sempre que tiver sobras. Nos Mega-Budgets, o processo é o inverso: vai definir quando pensa gastar em cada categoria nos próximos meses, e o Boonzi vai calcular o que acontece ao seu saldo futuro. Ou seja, senta-se ao computador, e no espaço de meia hora faz o plano para os próximos 12 meses, ficando a saber quanto dinheiro terá se cumprir esse plano. Depois, à medida que o tempo for passado, o Boonzi irá ajustando as previsões futuras à medida que cumpre ou não o plano que definiu, podendo retocar o seu plano a qualquer momento.
Enquanto os cestos de poupança não o ajudam exactamente a perceber como poupar – mas sim a definir objectivos -, os Mega-budgets são criados exactamente para o ajudar a construir já o seu plano de futuro, podendo ver, mês a mês, quanto é que irá poupar mensalmente (ou faltar!).
E que tal um vídeo com um Sneak Peek dos Mega-Budgets numa fase muito preliminar? 😉
[…] momento temos parte da equipa de férias, mas os resistentes estão a trabalhar no Mega-Budgets (ou seja, em “orçamentos a sério”!). Partilho abaixo um “sneak peek” do […]
Viva,
Sou utilizador do MS Money há já muitos anos e tenho tentado evoluir para uma nova solução de gestão de finanças pessoais. Tudo o que experimentei, abandonei por uma ou outra razão. O Boonzi está a surpreender-me pela positiva, penso que é desta que largo o velhinho Money. Contudo há uma situação que penso seria uma mais valia importante. Trata-se de por um lado ter a possibilidade de ter uma vista das transacções em forma de lista de forma a facilitar uma análise mais alargada em termos de espaço temporal e por outro lado a possibilidade de ver separadas na lista (por uma simples linha por exemplo) as transacções futuras (de forma a poder ter uma projecção de saldo futuro). No caso de de haver transsacções com datas futuras, o saldo actual deveria ser o saldo da data do dia.
Espero ter ajudado a contribuir para um produto ainda melhor.
Parabéns pelo vosso Excelente trabalho.
Rui Gomes
Olá!
Uma funcionalidade que me tem feito alguma falta é a possibilidade de identificar uma operação como sendo do tipo “reembolso”. Por exemplo, numa viagem de amigos, eu efectuo o total do pagamento à agência de viagens, posteriormente recebo de cada um o respectivo “reembolso”.
Neste momento identifico, no Boonzi, a transacção do pagamento inicial como “despesa” e as restantes como “receita”. O problema é que assim os relatórios não espelham os resultados reais, ficando as receitas e despesas inflacionadas.
Um outro exemplo, os mesmos amigos vivem em conjunto na mesma casa, sendo um responsável por pagar a renda e contas, sendo posteriormente reembolsado pelos restantes.
Pensem nisto 🙂
Bom trabalho!
Nova sugestão: conseguir marcar cada transação com uma “flag” para efectuar reconciliação/validação dos movimentos registados. Ao mesmo tempo existir uma vista/exploração para mostrar movimentos por reconciliar/validar. Exemplo: durante o mês registo em tempo real, no Boonzi Mobile cada transação ocorrida na conta Depósitos à Ordem. No final do mês, quero comparar o que lancei na app com o que está no banco, e confirmar cada transação registada.
Carlos, duas questões:
1- A tag de cor ao lado de cada transacção ajuda? (é um quadradinho branco, na lista de transacções). Pessoalmente costumo usá-la se por alguma razão o saldo ter deixado de bater certo
2- Não prefere a importação de extractos bancários da conta à ordem ao “registo manual”? Só uso o Boonzi Mobile para os gastos em dinheiro, para os outros não teria paciência 🙂
O ideal seria durante a importação serem detectadas as transacções duplicadas, dando a possibilidade ao utilizador de as ignorar. Isso eliminaria a necessidade de qualquer reconciliação (excepto se tiver “perdido” algum movimento).
É algo que temos no backlog há já algum tempo, e que temos vindo a adiar em detrimento de outras features. Que acha desta abordagem, caso existisse ?
1-Na realidade nao ajuda muito porque não consigo visualizar que transações já foram confirmadas no banco, por mim. Bastaria uma opção, tipo um “visto” em cada transação, e um novo mapa de exploração para visualizar as transações ainda não validadas no banco.
2-Não utilizo a importação de extractos pois isso obrigar-me-ia a aceder ao banco todos os dias, e era muito mais trabalhoso. Gosto de ter os saldos em tempo real, e registar a transação mal esta ocorre. Uso o Boonzi Mobile para todas as contas.
Carlos,
mas se colocar a tag da transacção com uma cor (exemplo: verde) quando já a confirmou, não permitiria fazer o que pretende? Talvez eu não esteja a perceber exactamente a sua sugestão – ou refere-se a taggar as transacções que estão do lado do banco também?
É interessante ver como outras pessoas usam o Boonzi!
No meu caso, dedico meia hora por semana ao Boonzi, em que faço a importação dos extractos dos meus 2 bancos, e analiso de forma profunda se está tudo em ordem.
Evito pagar em dinheiro, para que o máximo de movimentos sejam apanhados na importação, e os poucos pagamentos a dinheiro que faço (café, por exemplo) registo e sincronizo logo no Boonzi Mobile.
Caro João,
Julgo que este é um tema essencial em matéria de utilidade do Boonzi Mobile. Sem isto, a utilização conjunta do Mobile com o Desktop fica seriamente prejudicada, pois não permite, sem muita crtiatividade, uma análise imediata da situação financeira no telemóvel em qualquer momento. A versão mobile, neste momento, sem a dita criatividade (no meu caso criei uma conta que só serve para registar movimentos no mobile, permitindo ter uma noção do saldo no momento – e que apago em cada ciclo de importação do extracto), acaba por servir fundamentalmente para saber o saldo na última data em que actualizámos o desktop. Esta proposta que faz poderá ser um primeiro passo nesse sentido – a experimentar.
Dito isto, muitos parabéns pelo trabalho feito até agora. A aplicação é óptima e promete. Com as actualizações anunciadas (Budgets, tags, etc), e esta que agora refiro, ficará ainda melhor.
Continuação de bom trabalho.
Actualmente uso outro programa que tem incorporado quase todas as vossas ideias para actualizações futuras, só que não tem aplicação para android / cloud.
Por isso ponderei em utilizar o vosso, mas enquanto não permitir a criação de centro de custos, lançamentos com sinal contrário (por causa dos descontos), e os orçamentos bem delineados, não mudarei de programa.
Bom trabalho.
Olá Bruno.
Todas as aplicações têm os seus prós e contras, de acordo com o que cada pessoa valoriza. O nosso trabalho consiste em ouvir as sugestões que nos chegam e continuar a evoluir para sermos a primeira escolha. 😉
(PS: A Catarina entrou em contacto consigo por email para obtermos mais feedback. 🙂 )
No mobile, não existir a Agenda é uma grande lacuna.
No desktop, esconder contas (!!!) e saber se o saldo existente é suficiente para os agendamentos futuros…
Obrigado Vasco!
Mais uma funcionalidade que deveria existir no Boonzi Mobile: possibilidade de adicionar notas às transações.
Bem visto – esqueci-me de acrescentar ao artigo! Na realidade essa não só está na lista, como já temos um draft da sua implementação. Vou actualizar o artigo.
Para já, o que sinto mais falta, todos os dias, é nesmo no Boonzi mobile a possibilidade de inserir transacções com múltiplas linhas/ categorias, tal como no Boonzi Desktop.
As tags nas transacções também é algo que seria muito muito útil, e não me parece assim tão compexo de implementar.
De resto adorei o artigo. Este software promete e muito.
Faltou definir quais as intenções de criar uma edição web based.
Bom trabalho e obrigado
Olá Carlos,
obrigado pelas sugestões! Vamos continuando a trabalhar, e pouco a pouco vamos lá. 🙂
Quando ao web-based, a equipa terá que crescer para poder alocar “mais um produto”, visto que já nos estamos a desdobrar no meio de tanta coisa! Não a coloquei na lista, porque estranhamente são poucas as pessoas a solicitá-la. Mas é algo que inevitavelmente terá que acontecer numa fase posterior.