InvoiceXpress – Facturar sem esforço (parceiro em destaque)
Quando comprou o Boonzi provavelmente reparou que recebeu a factura no seu email ao fim de poucos segundos. Este artigo é dedicado ao InvoiceXpress, o software/serviço de facturação que utilizamos no www.boonzi.pt/ para emitir facturas de forma rápida, automática e sem esforço.
O que é o InvoiceXpress?
O InvoiceXpress é um software de facturação online que permite, de uma forma simples e rápida, emitir facturas e enviá-las aos seus clientes – entre muitas outras possibilidades. Está desenhado para “descomplicar” um tema chato mas obrigatório, permitindo a qualquer pessoa com um negócio não só emitir facturas, como também gerir toda a facturação com simplicidade.
A emissão de facturas pode ser feita manualmente ou de forma automática – ou seja, sem intervenção humana. Isto é o que acontece no site do www.boonzi.pt/que emite e envia automaticamente a factura logo após a confirmação de pagamento.
Este automatismo, juntamente a outras características, fazem do InvoiceXpress um serviço excelente para qualquer startup – como explico mais abaixo.
Como funciona
O InvoiceXpress corre online, no seu web-browser, pelo que pode ser acedido em qualquer computador. Isto é, não tem que o instalar. Para o utilizar, só tem que visitar o seu site – http://invoicexpress.com/ -, criar uma conta (que é gratuita por 30 dias), e emitir a sua primeira factura.
O processo é intuitivo, e não necessita de grandes explicações. Quando começámos a usar o InvoiceXpress a nossa adaptação foi rápida e não tivemos muitas dificuldades.
No nosso caso, precisávamos de: emitir facturas rapidamente, pesquisar e ver as facturas emitidas, consultar alguns relatórios, e criar facturas de forma automática. No entanto, o InvoiceXpress oferece outras funcionalidades para negócios mais exigentes – como os orçamentos, guias, agendamentos, encomendas, etc…
Veja abaixo algumas capturas de ecrã:
Porque é que o InvoiceXpress é perfeito para startups
No nosso caso, não nos podemos dar ao luxo de dispender tempo com burocracias e complicações. A nossa equipa é reduzida e temos que gerir muito bem o tempo mantendo o foco naquilo que é realmente importante: continuar a evoluir o Boonzi.
Emitir facturas é um processo chato e moroso, e considerando que já tivemos dias em que era preciso de emitir mais de 90 facturas, este processo não podia ser manual – tinhamos que o automatizar! E nisso, o InvoiceXpress é excelente.
O InvoiceXpress disponibiliza uma API (um “serviço informático”) que permite que outro sistema (neste caso, o site do Boonzi) possa efectuar a emissão de facturas e o seu envio para o cliente de forma automática. Bastam algumas linhas de código para integrar os dois sistemas em menos de 30 minutos. Depois de interligados nunca mais temos que nos preocupar com o assunto da facturação.
Isto é, sempre que é feita uma compra no site do Boonzi o nosso sistema recebe uma notificação de pagamento Multibanco ou Paypal. Neste momento, o site do Boonzi faz uma chamada à API do InvoiceXpress solicitando:
- A emissão da factura simplificada com os dados do cliente
- A finalização da factura e emissão do recibo
- O envio da factura ao cliente
O InvoiceXpress recebe estas chamadas, cria e finaliza a factura e o recibo, e gera o PDF que é enviado para o email do cliente. Isto, em segundos.
Como emitir facturas automaticamente
Para quem vende produtos (ou serviços) online e não quer perder tempo a facturar, só precisa de:
- Criar uma conta no InvoiceXpress, que é gratuita por 30 dias.
- Copiar a chave de acesso à API que vai encontrar no separador API dentro da configuração
- No seu sistema informático, acrescentar algumas linhas de código para que este comunique com o InvoiceXpress solicitando a emissão da factura.
As chamadas à API são simples, tratando-se de pedidos HTTP normais (REST) que carregam os dados da factura em XML.
A documentação da API é boa, embora peque por não disponibilizar alguns exemplos típicos que possam ser utilizados com simples copy/paste, importantes para dissipar algumas dúvidas e medos iniciais. Toda a informação necessária para utilizar a API está em http://invoicexpress.com/api/overview.
E a comunicação das facturas à AT é automática
Como não queremos mesmo perder tempo com assuntos chatos, somos também fãs da funcionalidade de comunicação automática das facturas à AT. Isto é, por lei as empresas precisam de enviar periodicamente para a AT informação sobre todas as facturas emitidas. Felizmente, o InvoiceXpress permite fazer isto automaticamente.
Conclusões
O InvoiceXpress, que começou como uma startup portuguesa em 2007 – numa altura em que pouco se falava em startups -, tornou-se em poucos anos no melhor software de facturação online em Portugal.
Seja dia útil, fim de semana, ou dia de férias, as nossas facturas são emitidas e enviadas aos clientes de forma automática sem que tenhâmos que perder tempo ou preocupar-nos. Desde que começámos a usar o InvoiceXpress, este já emitiu alguns milhares de facturas mas graças a toda esta simplicidade quase nos esquecemos da sua existência. Que mais podíamos pedir a um software de facturação?
PS: Acabei de reler o artigo, e está tão carregado de elogios que parece tendencioso! 😀 Acredite que não fui coagido ou subornado: é que este é um daqueles poucos serviços que simplesmente funcionou bem desde o primeiro dia em que o começamos a utilizar! Somos fãs! 🙂
Comentários
Ambos muito bons…TOP
Para quando no Boonzi Mobile conseguir colocar observações nas transações? Estou à espera desde o primeiro dia 🙂
Olá!
Ainda vai demorar… aquilo em que estamos a trabalhar de momento é complexo, e até terminarmos temos mais algumas semanas pela frente. Pelo que não será para breve…