Versão 41 do Boonzi Desktop: detecção de transacções duplicadas
Já está disponível a versão 41 do Boonzi que traz (finalmente!) detecção de transacções duplicadas durante a importação dos extractos bancários, entre outras pequenas melhorias e correcções.
Esta actualização demorou um pouco mais que o costume, pois temos estado a trabalhar no novo site do Boonzi (novidades para breve). No entanto, a grande novidade que traz – detecção de transacções duplicadas -, fez valer a espera. 😉
Como posso activar a detecção de transacções duplicadas ?
A detecção de duplicadas está activa por omissão, pelo que só precisará de actualizar para a versão 41 e esta nova funcionalidade está pronta a usar.
A partir de agora, sempre que fizer uma importação, para cada transacção importada o Boonzi irá procurar uma semelhante. Se for encontrada, será automaticamente marcada como “duplicada” e será ignorada na importação. Ou seja, terá que se preocupar muito menos em seleccionar “correctamente” o seu extracto bancário, entre outras vantagens que enumero abaixo.
Vantagem 1: transferências detectadas como duplicadas
Imagine que fez uma transferência a conta A para a B. Ou seja, essa transacção aparece em duplicado: no extracto da conta A como um débito e no extracto da conta B como um crédito.
Nas versões anteriores do Boonzi, ao importar o extracto da conta B teria que ter cuidado para apagar a transacção repetida, de forma a que não ficasse registada em duplicado.
Agora não precisa de ter esta preocupação. Ao importar o extracto da conta A, desde que marque essa transacção como “transferência”, quando importar o extracto da conta B o Boonzi irá detectar a transacção duplicada e ignorá-la.
Vantagem 2: menos preocupação na selecção do extracto
Anteriormente, tinha que se preocupar em seleccionar o extracto exactamente a partir da data correcta da última importação. Agora pode “desleixar-se” e seleccionar o extracto desde qualquer data, pois as transacções repetidas serão detectadas pelo Boonzi e não serão importadas.
Vantagem 3: transacções registadas no telemóvel detectadas como duplicadas
O Boonzi estava desenhado para que transacções com cartões fossem registadas através da importação, e transacções a dinheiro registadas manualmente tanto no computador como no telemóvel. No entanto, alguns utilizadores preferem registar logo no telemóvel algumas transacções com cartões no momento em que as fazem para que não se esqueçam das suas categorias.
Anteriormente, isto dava algum trabalho pois implicava remover manualmente as duplicações.
Agora pode registar no telemóvel a transacção em cartão no momento em que a realiza. Depois (desde que sincronize antes), quando fizer a importação do extracto, a transacção repetida será ignorada.
Porém, uma nota importante: para que este caso de utilização funcione correctamente, deve certificar-se que *antes* de fazer a importação, fez a sincronização para que a sua informação esteja actualizada com os dados mais recentes, e com isso, sejam detectadas as duplicadas
O Boonzi pode detectar duplicadas erradamente? Se isto acontecer, o que posso fazer?
Para o Boonzi, uma transacção duplicada é uma transacção que é semelhante a outra nos seguintes parâmetros:
- O montante é igual
- A conta (de origem, ou destino) é idêntica
- A data é semelhante, com um atraso ou adiantamento de 2 dias
Posto isto, pode acontecer ocasionalmente, e em casos específicos, uma detecção errada de uma transacção duplicada.
Por exemplo, imagine que almoça todos os dias pelo mesmo valor, e paga sempre com o mesmo cartão. Quando fizer a importação, o Boonzi poderá detectar um dos almoços como transacção duplicada erradamente, pois já existe um registo semelhante e que cumpre as regras acima.
Neste caso, bastará clicar sobre a transacção que foi detectada como duplicada, e indicar que não é duplicada. Ou seja, na imagem abaixo, bastaria clicar na “checkbox” da transacção da direita.
Posso desligar a detecção de duplicadas?
Caso o pretenda, poderá no passo da escolha das colunas activar a pequena checkbox por baixo do botão avançar para indicar que não pretende usar a detecção de duplicadas.
Em que momentos é feita a detecção de transacções duplicadas?
A detecção de transacções duplicadas é feita durante a importação (tanto copy/paste como CSV). Este é o local onde se sentia maior necessidade desta funcionalidade, que torna a importação ainda mais simples. Não existe, porém, detecção de duplicadas no momento em que faz o registo manual de uma transacção isolada, ou quando sincroniza. Com o tempo, se sentirmos que existe necessidade para estas funcionalidades poderemos vir a incluí-las no Boonzi
E o que melhoraram mais?
Fizemos uma grande melhoria de performance em algumas funcionalidades para perfis com *muitos* dados, em especial ao seleccionar e des-seleccionar contas, ao pesquisar na lista de transacções, ao mudar as ordenações, ao fazer a importação, etc. Além disso corrigimos alguns bugs não críticos que nos foram reportados após a release 40.9.
A lista completa de melhorias (em Inglês)
- BZDE-93 Implement the detection of duplicate transactions
- BZDE-877 Update the version of the framework
- BZDE-871 If the user is editing/adding a budget and tries to navigate to another screen, ask if he wants to loose everything
- BZDE-925 Improve the performance of Boonzi while choosing accounts, sorting, searching, etc
- BZDE-926 Sometimes the connection to the Cloud cannot be detected if boonzi takes too long to boot. Increase the timeout of the services
- BZDE-891 If there is a request timeout during the sync, no error message is being shown
- BZDE-927 If one screenshot view is already open, it should not be possible to open another
- BZDE-924 In the cashflow report, if the user clicks on a cell of an Income (and expense?) of a “No Category”, the Preview shows all transferences of all accounts, even if only one account is selected
- BZDE-903 I created a profile, added two accounts, and went to the import. None of the accounts was selected
- BZDE-923 I created a new profile, and after adding one account, it didn’t not appear in the accounts list after rebooting Boonzi
- BZDE-919 It’s impossible to close Boonzi if the user has automatic sync on and the profile is connected to the wrong cloud
- BZDE-918 If the user has a profile NOT connected to the current license, and has automatic sync ON, when he tries to close boonzi, boonzi tries to sync with the wrong account
- BZDE-920 In manager profile, when press in new profile, it goes to existing profile screen
- BZDE-917 The popup that shows the ad, is putting the ad 1 px to the left
- BZDE-880 I have a profile that is not connected to the current Cloud (it’s connected to another one) and the SyncController.hasCloudAccountChangesService_faultHandler is always running
O que se segue?
Temos uma nova versão do Boonzi Mobile para lançar (quase, quase pronta) que não trará nenhuma novidade substancial, mas apenas correcções, melhorias de performance e compatibilidade com mais dispositivos. O nosso foco neste momento está no desenvolvimento do novo site (novidades para breve) já com orientação para mercados internacionais pois precisamos de crescer. Depois de lançarmos o novo site, retomaremos as evoluções ao Boonzi Desktop e Mobile.
Para actualizar para o Boonzi 41, bastará (como de costume) iniciar o seu Boonzi e clicar no aviso que aparece no topo. Esperamos que tenha gostado destas novidades. 🙂
Comentários
Boa Tarde,
Os meus parabéns quanto ao programa.
Gostaria de saber se irão colocar nos orçamentos a data do vencimento (visto ser de muitas pessoas a receber a 20 de cada mês) ou seja começar o orçamento do mês a 20.
Obrigado
André Monteiro
Boa tarde André,
Muito obrigada!
Não faz parte dos nossos planos permitir alterar a data do vencimento nos orçamentos por várias razões que abordei no email que acabei de lhe enviar e que espero que seja elucidativo. 🙂
Boa tarde,
desde já os meus agradecimentos pela resposta sempre profissional como é habito.
eu entendo que nao seja possivel suportar para já o windows phone. A Microsoft anunciou que vai disponibilizar ferramentas que vai permitir converter o codigo do Android / iOS de uma forma simples para transformar numa windows app. Pode ser que com o recurso a essa ferramenta e com pouco esforço seja possivel converter as versoes actuais para esta plataforma.
De qualquer das formas, existe planos para suportar o acesso online? Imagine-se que estou num PC onde nao tenho a aplicacao instalada. Vai haver alguma pagina online onde possa gerir a minha conta?
Obrigado.
Olá,
temos, por acaso, um protótipo de uma versão web-based (baseada na mobile app para Android). Porém, o salto de um protótipo para um produto web-based com qualidade para cliente final é algo que implica um investimento enorme. Para isso, precisamos ou que um investidor entre com capital de risco, ou que os resultados do Boonzi cresçam pelo menos 3x mais. Neste momento o nosso foco está em melhorar toda a nossa comunicação e abrangência (i.e. outros mercados) para crescermos mais depressa. Só depois disso será possível reavaliar implementações mais complexas e demoradas – como a versão web-based.
Esperamos ter o novo site (multi-idioma) no ar dentro de 1 mês, entre algumas outras novidades. 🙂
Bom dia,
desde já os parabéns pelo esforço feito no constante desenvolvimento desta solução.
Para utilizadores com Windows Phone qual é a melhor forma de aceder à aplicação? Existe alguma app para windows phone? Está planeada? Alguma forma online de ter acesso aos dados?
Os melhores cumprimentos,
Obrigado.
Olá,
Gostaríamos muito – e seria importante para nós – que o Boonzi Mobile corresse em Windows Phone, mas infelizmente não temos planos para vir a suportar mais esta plataforma num futuro próximo. Temos uma equipa reduzida que se desdobra com o Boonzi Desktop (Windows e Mac), a Boonzi Cloud, o Boonzi Mobile (Android e iOS), Suporte, Marketing, Servidores, infra-estrutura, etc, pelo que nesta fase não temos capacidade para suportar mais uma plataforma.
À medida que formos crescendo, iremos reavaliando a possibilidade de incluir Windows Phone nos nossos planos.
Olá. Antes de mais gostaria de felicitar-vos pelo excelente trabalho que têm vindo a realizar. Desejo que o trabalho a desenvolver o novo site seja um sucesso e que isso vos ajude a entrar em outros mercado.
Acho que ao mesmo tempo que pensam em entrar noutros mercados, devem pensar definitivamente em implementar uma funcionalidade que deve estar há pelo menos um ano no vosso backlog, como referenciado neste post do vosso blog https://www.boonzi.pt/blog/funcionalidades-mais-solicitadas/#more-4487, as contas multi-divisa. Eu neste momento contorno este obstáculo usando múltiplos perfis, mas tenho a certeza que ao entrarem em outros mercados várias pessoas irão ter esta necessidade e serão poucas as que devem querer usar múltiplos perfis para contornar o problema, porque simplesmente não é prático e a leituras de património tornam-se muito difíceis. Na minha ignorância eu sinceramente não entendo a dificuldade de implementar esta funcionalidade, de acordo com os problemas por vós referenciados no blog que referi, “Esta funcionalidade, porém, não é de implementação fácil. Ainda não sabemos ao certo como resolver de forma prática o problema das transferências entre contas em diferentes divisas, ou como fazer as conversões quando estamos desligados da Internet (ou seja, sem acesso às taxas de cambio).”. Acho que para começar só têm de associar a divisa a uma conta, e não inteiramente ao perfil como penso que estejam a fazer agora. Para adicionar uma transferência entre contas basta apenas adicionarem outro campo relativo à quantia, até pode adicionar lógica extra e apenas mostrar dois campos para quantia quando as duas contas seleccionadas para a transferência têm divisas diferentes, podem ir ainda mais longe e adicionar um campo para despesa neste tipo de transferências, como por exemplo taxas de conversão. Em relação às conversões como a moeda por defeito é escolhida no perfil, podem sempre mostrar os valores totais das contas nessas moeda, se não houver ligação à internet, basta terem guardado num ficheiro de configuração os últimos os valores de conversão disponíveis para as diferentes moedas que as nossas contas têm, e assim o utilizador pode ver os totais do património nas diferentes divisas que usa regularmente. E penso que será isto na minha opinião não faz sentido converter todas as transações de uma moeda para outra, acho que só o património deve poder ser convertido para efeitos de consulta, caso contrário correm o risco de colocar um grande peso na aplicação.
Espero que não interpretem mal o meu feedback, estou apenas a tentar ajudar-vos a ajudarem-me a mim. E se precisarem de um beta testar para esta funcionalidade é só dizerem, estou disponível para ajudar no meu tempo livre.
Continuação de bom trabalho.
Olá Carlos,
obrigado pelo feedback e pelas sugestões. Óbvio que não interpretamos mal, quem nos dera a nós receber feedback deste regularmente. 🙂
O suporte a multi-divisa está no topo da lista de “big-features” a adicionar ao Boonzi, e já tenho 80% dos specs escritos (que são um pouco mais complicados do que pareciam à primeira vista 😉 ).
A principal razão pela qual não estamos a trabalhar nesta feature, é que não temos, de momento, recursos disponíveis.
Uma das particularidades de uma startup sem capital de risco é que temos que ser nós a financiar as evoluções ao Boonzi com os resultados que vamos fazendo. Assim, o nosso foco neste momento está em redesenhar toda a nossa comunicação e “alcance” – daí estarmos a criar um novo website, entre outras coisas – com o objectivo de conseguirmos chegar a outros mercados e crescer de forma sustentada.
Só após isto retomaremos as evoluções ao Boonzi, sendo que a multi-divisa é um excelente candidato.
Entretanto, sairão alguns updates, mas de pequenas melhorias rápidas e “baratas” (como esta actualização das transacções duplicadas). Prefiro não partilhar prazos nem expectativas, visto que não seriam seguramente cumpridos (o nosso dia-a-dia é cheio de imprevistos e de adaptações constantes aos planos).
Lamento não ter uma resposta mais objectiva, mas agradeço imenso o seu feedback e ficou anotada a disponibilidade para beta-testing.
JS