Já está disponível a versão 41 do Boonzi que traz (finalmente!) detecção de transacções duplicadas durante a importação dos extractos bancários, entre outras pequenas melhorias e correcções.

Esta actualização demorou um pouco mais que o costume, pois temos estado a trabalhar no novo site do Boonzi (novidades para breve). No entanto, a grande novidade que traz – detecção de transacções duplicadas -, fez valer a espera. 😉

Como posso activar a detecção de transacções duplicadas ?

A detecção de duplicadas está activa por omissão, pelo que só precisará de actualizar para a versão 41 e esta nova funcionalidade está pronta a usar.

CropperCapture9

A importação a mostrar duplicadas

A partir de agora, sempre que fizer uma importação, para cada transacção importada o Boonzi irá procurar uma semelhante. Se for encontrada, será automaticamente marcada como “duplicada” e será ignorada na importação. Ou seja, terá que se preocupar muito menos em seleccionar “correctamente” o seu extracto bancário, entre outras vantagens que enumero abaixo.

Vantagem 1: transferências detectadas como duplicadas

Imagine que fez uma transferência a conta A para a B. Ou seja, essa transacção aparece em duplicado: no extracto da conta A como um débito e no extracto da conta B como um crédito.
Nas versões anteriores do Boonzi, ao importar o extracto da conta B teria que ter cuidado para apagar a transacção repetida, de forma a que não ficasse registada em duplicado.

Agora não precisa de ter esta preocupação. Ao importar o extracto da conta A, desde que marque essa transacção como “transferência”, quando importar o extracto da conta B o Boonzi irá detectar a transacção duplicada e ignorá-la.

Vantagem 2: menos preocupação na selecção do extracto

Anteriormente, tinha que se preocupar em seleccionar o extracto exactamente a partir da data correcta da última importação. Agora pode “desleixar-se” e seleccionar o extracto desde qualquer data, pois as transacções repetidas serão detectadas pelo Boonzi e não serão importadas.

Vantagem 3: transacções registadas no telemóvel detectadas como duplicadas

O Boonzi estava desenhado para que transacções com cartões fossem registadas através da importação, e transacções a dinheiro registadas manualmente tanto no computador como no telemóvel. No entanto, alguns utilizadores preferem registar logo no telemóvel algumas transacções com cartões no momento em que as fazem para que não se esqueçam das suas categorias.
Anteriormente, isto dava algum trabalho pois implicava remover manualmente as duplicações.

Agora pode registar no telemóvel a transacção em cartão no momento em que a realiza. Depois (desde que sincronize antes), quando fizer a importação do extracto, a transacção repetida será ignorada.

Porém, uma nota importante: para que este caso de utilização funcione correctamente, deve certificar-se que *antes* de fazer a importação, fez a sincronização para que a sua informação esteja actualizada com os dados mais recentes, e com isso, sejam detectadas as duplicadas

O Boonzi pode detectar duplicadas erradamente? Se isto acontecer, o que posso fazer?

Para o Boonzi, uma transacção duplicada é uma transacção que é semelhante a outra nos seguintes parâmetros:

  1. O montante é igual
  2. A conta (de origem, ou destino) é idêntica
  3. A data é semelhante, com um atraso ou adiantamento de 2 dias

Posto isto, pode acontecer ocasionalmente, e em casos específicos, uma detecção errada de uma transacção duplicada.
Por exemplo, imagine que almoça todos os dias pelo mesmo valor, e paga sempre com o mesmo cartão. Quando fizer a importação, o Boonzi poderá detectar um dos almoços como transacção duplicada erradamente, pois já existe um registo semelhante e que cumpre as regras acima.

Neste caso, bastará clicar sobre a transacção que foi detectada como duplicada, e indicar que não é duplicada. Ou seja, na imagem abaixo, bastaria clicar na “checkbox” da transacção da direita.

deteccao-de-duplicadas

Como desmarcar uma duplicada

Posso desligar a detecção de duplicadas?

Caso o pretenda, poderá no passo da escolha das colunas activar a pequena checkbox por baixo do botão avançar para indicar que não pretende usar a detecção de duplicadas.

deteccao-de-duplicadas

A opção de ignorar a detecção de duplicadas (ao fundo)

Em que momentos é feita a detecção de transacções duplicadas?

A detecção de transacções duplicadas é feita durante a importação (tanto copy/paste como CSV). Este é o local onde se sentia maior necessidade desta funcionalidade, que torna a importação ainda mais simples. Não existe, porém, detecção de duplicadas no momento em que faz o registo manual de uma transacção isolada, ou quando sincroniza. Com o tempo, se sentirmos que existe necessidade para estas funcionalidades poderemos vir a incluí-las no Boonzi

E o que melhoraram mais?

Fizemos uma grande melhoria de performance em algumas funcionalidades para perfis com *muitos* dados, em especial ao seleccionar e des-seleccionar contas, ao pesquisar na lista de transacções, ao mudar as ordenações, ao fazer a importação, etc. Além disso corrigimos alguns bugs não críticos que nos foram reportados após a release 40.9.

A lista completa de melhorias (em Inglês)

  • BZDE-93 Implement the detection of duplicate transactions
  • BZDE-877 Update the version of the framework
  • BZDE-871 If the user is editing/adding a budget and tries to navigate to another screen, ask if he wants to loose everything
  • BZDE-925 Improve the performance of Boonzi while choosing accounts, sorting, searching, etc
  • BZDE-926 Sometimes the connection to the Cloud cannot be detected if boonzi takes too long to boot. Increase the timeout of the services
  • BZDE-891 If there is a request timeout during the sync, no error message is being shown
  • BZDE-927 If one screenshot view is already open, it should not be possible to open another
  • BZDE-924 In the cashflow report, if the user clicks on a cell of an Income (and expense?) of a “No Category”, the Preview shows all transferences of all accounts, even if only one account is selected
  • BZDE-903 I created a profile, added two accounts, and went to the import. None of the accounts was selected
  • BZDE-923 I created a new profile, and after adding one account, it didn’t not appear in the accounts list after rebooting Boonzi
  • BZDE-919 It’s impossible to close Boonzi if the user has automatic sync on and the profile is connected to the wrong cloud
  • BZDE-918 If the user has a profile NOT connected to the current license, and has automatic sync ON, when he tries to close boonzi, boonzi tries to sync with the wrong account
  • BZDE-920 In manager profile, when press in new profile, it goes to existing profile screen
  • BZDE-917 The popup that shows the ad, is putting the ad 1 px to the left
  • BZDE-880 I have a profile that is not connected to the current Cloud (it’s connected to another one) and the SyncController.hasCloudAccountChangesService_faultHandler is always running

O que se segue?

Temos uma nova versão do Boonzi Mobile para lançar (quase, quase pronta) que não trará nenhuma novidade substancial, mas apenas correcções, melhorias de performance e compatibilidade com mais dispositivos. O nosso foco neste momento está no desenvolvimento do novo site (novidades para breve) já com orientação para mercados internacionais pois precisamos de crescer. Depois de lançarmos o novo site, retomaremos as evoluções ao Boonzi Desktop e Mobile.

Para actualizar para o Boonzi 41, bastará (como de costume) iniciar o seu Boonzi e clicar no aviso que aparece no topo. Esperamos que tenha gostado destas novidades. 🙂

 

 

Etiquetas

Gostava de gerir melhor o seu dinheiro?