Quando utiliza o cartão de crédito para fazer pagamentos, estes são registados no extracto da conta do cartão como débitos. Regra geral, os bancos actualizam o extracto do cartão, movimento a movimento, como acontece com uma conta a débito normal.

Para gerir o cartão de crédito no Boonzi, deverá antes criar a conta correspondente ao cartão. Clique em Contas, no menu Configuração, e depois no botão de Criar Conta.

A partir daqui, irá gerir a conta do seu cartão de crédito como se se tratasse de uma conta à ordem normal: periodicamente acede ao seu online banking e importa o extracto do cartão para o Boonzi, categorizando os movimentos, o que lhe permite controlar facilmente as suas despesas mensais a crédito.

A “prestação” do cartão

Periodicamente, o banco debita na sua conta à ordem um montante, que corresponderá à soma de:

  • Amortização (parcial ou total) da dívida no cartão
  • Juros correspondentes ao valor em dívida

A amortização corresponde a uma transferência da sua conta à ordem para a conta a crédito. Não se trata, portando, de uma despesa – essa já foi registada anteriormente em cada um dos movimentos que realizou no cartão de crédito e que deverá ter importado previamente -, mas sim de uma transferência de capital. Deve por isso ser registada no Boonzi como uma transferência da sua conta à ordem para a conta a crédito.

Os juros são uma despesa cobrada pelo banco consoante o valor em dívida, a taxa e outras condições do seu cartão. Devem assim ser registados numa transacção de despesa.

Caso o seu banco registe o pagamento do cartão de crédito num único movimento e não lhe indique a quanto correspondem a amortização e os juros, consulte o extracto do seu cartão crédito e veja quanto foi amortizado. Depois bastar-lhe-á subtrair o valor debitado na conta à ordem com o valor amortizado para saber quanto pagou em juros.

Gerir o cartão de crédito, no Boonzi

Assim, para gerir um cartão de crédito no Boonzi deve:

  1. Criar uma nova conta correspondente ao cartão de crédito
  2. Importar o extracto ou registar periodicamente as despesas do seu cartão. O saldo da sua conta a crédito deverá diminuir a cada transacção.

Quando o banco debita a prestação na sua conta à ordem, não a deve registar num único movimento, mas sim em dois:

  1. Uma transacção de transferência correspondente à amortização
  2. Uma transacção de despesa correspondente aos juros, categorizada como “Despesas Bancárias:Juros com cartão”

Recomendamos vivamente a leitura do artigo Como posso gerir o meu crédito à habitação no Boonzi que aprofunda o tema da gestão de qualquer crédito, e porque deve separar as prestações em juros e amortização.

Etiquetas