Como recuperar o meu perfil a partir de um backup?
Se apagou algo que se arrependeu de ter apagado do seu perfil ou se cometeu qualquer outro erro e desejava poder voltar atrás, pode sempre fazê-lo. Só precisa de abrir um backup do seu perfil anterior à altura em que ocorreu a alteração.
Por defeito, o Boonzi grava sempre backups automáticos localmente (no seu computador), excepto se os desligar propositadamente em Configuração > Perfil.
Algumas advertências ANTES de abrir o backup:
É possível recuperar a sua Cloud a partir de um backup. No entanto, deixamos alguns avisos para assegurar que a recuperação é feita com sucesso:
- Evite abrir o Boonzi, excepto para recuperar backups. Isto porque sempre que abre o Boonzi, este cria um novo backup, e elimina o mais antigo. E o que queremos é que mantenha o mais antigo com dados válidos para o recuperarmos
- Caso esteja ligada, desligue a sincronização automática antes de iniciar a recuperação
- Durante a recuperaçao *não sincronize* os dados com a Cloud, caso contrário, pode “danificar” backup (i.e. ficará com os dados da Cloud)
- Antes de proceder à recuperação, e de abrir o Boonzi, faça um backup de todos os backups. Isto é, copie todos os ficheiros de backup para outra pasta, para a eventualidade de ser necessário
Fase 1: Localizar o melhor backup
- Desligue a opção de Sincronização automática em Configuração > Perfil
- Vá a Configuração > Perfil, e veja em que pasta estão os backups (em Backup Automático)
- Em Configuração > Perfil, clique em Trocar Perfil, e depois em “Abrir um perfil noutra pasta”
- Localize a pasta que viu no ponto 2 e abra um dos backups (veja a data dos ficheiros)
- Depois de abrir não sincronize
- Analise se os dados estão correctos, e se é esse o backup com que quer ficar
- Em caso afirmativo, salte para a Fase 2. Caso contrário, experimente o backup seguinte até encontrar o backup ideal.
Fase 2: Repôr o perfil na sua Cloud a partir de um backup
- Depois de identificado o Backup ideal, vá a Configuração > Sincronizar, e clique em Gerir Perfis
- Clique na setinha vermelha para apagar o seu perfil da Cloud, de forma a poder substituir pelo seu perfil local. *Só faça esta operação depois de ter a certeza que o seu backup local está ok. Depois de removido o perfil online, não é possível recuperá-lo*
- Depois de apagado, poderá então enviar o seu perfil local para a Cloud neste mesmo menu (Configuração > Sincronizar)