Lição 4: Orçamentos: Planeie o seu futuro com os orçamentos
Bem-vindo à lição mais importante!
Até agora temo-nos focado em perceber onde anda o seu dinheiro – ou seja, a analisar o presente e passado. Essa é, aliás, a forma como 99% das pessoas gere o seu dinheiro: de forma reactiva, analisando o passado (onde gastou).
E se pudesse ser pró-activo planeando antecipadamente onde vai gastar o seu dinheiro nos próximos meses, e sabendo com antecedência quanto dinheiro terá na conta em cada um dos próximos 6 meses?
E se pudesse detectar e resolver hoje um problema de liquidez dentro de 3 meses, ou fazer um plano para poupar dinheiro suficiente para umas férias dentro de 5 meses?
Prepare o seu futuro com os Orçamentos do Boonzi
Na primeira vez que visitar os Orçamentos, o Boonzi convida-o a criar o Orçamento para o mês actual numa grelha simples.
Deverá, simplesmente, indicar para cada categoria quando pensa receber ou gastar tentando ser tão preciso quanto possível. No primeiro mês terá algum trabalho de previsão, mas com base neste o Boonzi ajuda-lo-á a preencher os próximos.
Sempre que faz uma alteração ao orçamento, o resumo do mês actualiza-se mostrando-lhe a previsão do total de despesas e receitas mensal, com quanto dinheiro ficará no final do mês, e também (em “após despesas”) se poderá ter um problema de liquidez.
Depois de criar o primeiro orçamento, será muito mais fácil criar os seguintes: o Boonzi permite que crie os orçamentos dos meses seguintes com base nos anteriores (ou seja, só tem que corrigir as diferenças).
Este vídeo explica detalhadamente como tirar o máximo partido dos Orçamentos.
O Boonzi ajuda-o a cumprir o Orçamento e a corrigir desvios
Depois de construir o seu plano o Boonzi ajuda-o a cumpri-lo mostrando-lhe uma barra para cada categoria.
Sempre que registar ou importar despesas, as barras actualizam-se mostrando-lhe se se está a desviar do planeado ou não.
As previsões para este mês e para os próximos também se actualizam.
Assim, se cometer um desvio, consegue ver logo o impacto que este terá no saldo dos próximos meses e antecipar problemas de liquidez. Neste caso, é fácil retocar os orçamentos de forma a que consiga cumprir os seus objectivos.
Dica Útil |
|
---|---|
Procure ter sempre pelo menos 6 meses orçamentados |
Leve o seu Orçamento Mensal no bolso
Foi ao shopping e uma peça de roupa chamou-lhe à atenção. Será que pode? Será que não? Basta que pegue no telemóvel, e veja o seu orçamento mensal no Boonzi Mobile, a aplicação para Android ou iOS.
Mas sobre o Boonzi Mobile falaremos na próxima lição. 🙂
Hoje certifique-se que:
Crie o Orçamento mensal para este mês tentando ser tão preciso quanto possível. |
|
Depois de criado, analise a visualização de acompanhamento do orçamento. Verifique sobretudo o resumo ao fundo. |
|
Defina um objectivo de poupança (i.e. quanto quer ter na conta) realista para daqui a 6 meses. Depois orçamente os próximos 5 meses, procurando atingir o seu objectivo. |
Nas próximas lições vai aprender:
Os primeiros passos no BoonziA importar rapidamente os extractos do seu e-bankingA analisar a sua vida financeira ao detalhe nos relatóriosA planear o seu futuro com os orçamentos (a lição mais importante!)- O Boonzi no telemóvel (ou tablet) e a Sincronização
- A agenda de pagamentos
- Boonzi: outras funcionalidades