Sim. Além da importação, o Boonzi permite-lhe inserir transacções manualmente de uma forma muito rápida.

Para inserir uma transacção, clique no botão Nova Transacção no canto superior direito do ecrã de Transacções ou pressione Ctrl+N.

Entidade

O cursor será automaticamente colocado na caixa de Entidade, podendo começar a escrever. À medida que escreve, o Boonzi tenta auto-completar com uma das entidades existentes para lhe poupar trabalho. Caso a entidade não exista, esta será criada automaticamente.

Data

Quando preenche a data, não necessita de escrever a data completa:

  • Se inserir só o número do dia, o Boonzi preenche o resto da data com o mês e ano actuais
  • Pode escrever ainda hoje e ontem
  • Pode escrever a data noutros formatos, como 2 Maio

Categoria

Se escolheu uma entidade onde já fez compras antes, o Boonzi irá auto-preencher a categoria para lhe poupar trabalho. Caso contrário, poderá escolher uma das categorias existentes, ou inserir uma nova.

Se pretender inserir uma sub-categoria e categoria, pode ver o guia Como faço para criar categorias e/ou sub-categorias?.

Múltiplas categorias

Por vezes, pode querer categorizar um movimento com múltiplas categorias. Por exemplo, numa única transação no Continente pode ter adquirido Alimentação e Cosmética. Neste caso, basta escolher a opção + Separar Categoria.

Notas

Pode também anexar notas à sua transacção. As notas são pesquisáveis, pelo que pode escrever palavras como IRS para que possa, numa única pesquisa, encontrar imediamente todas as transacções que marcou com a palavra IRS.

Ficheiros

Pode ainda anexar ficheiros à transacção. Para o fazer, basta arrastar o ficheiro do explorador do Windows para cima da caixa Arraste ficheiros para aqui. Os ficheiros ficam gravados numa directoria que é criada na mesma pasta do ficheiro de perfil, organizados por data.

Navegação

Pode navegar entre campos utilizando o rato ou a tecla Tab. Em qualquer momento, pode pressionar Ctrl+S para gravar a transacção ou ESC para cancelar.

Etiquetas